Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

17/05/2021 06h31

Foto: Divulgação

Riscos da alta exposição de crianças às telas

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) alertam para os riscos da alta exposição de crianças às telas de equipamentos eletrônicos, como celular, computador, televisor e tablet. Na pandemia, essa exposição, que já era alta, de acordo com eles, aumentou, pois muitas famílias acabam recorrendo a esses dispositivos, para conseguirem trabalhar e entreter as crianças, que passam mais tempo em casa.

Até 1 ano de idade não é recomendada nenhuma exposição à tela. Depois disso, a indicação varia conforme a faixa etária sendo que, até os 6 anos de idade, período que corresponde à primeira infância, as crianças não devem passar mais do que duas horas por dia na frente de dispositivos eletrônicos.

Os prejuízos de uma exposição excessiva às telas para as crianças são muitos. Entre eles: dificuldade de aprendizagem, dificuldade de interação social, dificuldade de criar vínculo, dificuldade de se adaptar ao meio social e aos desafios que a sociedade impõe, prejudicando ainda o chamado controle inibitório que, de forma simplificada, é a habilidade de controlar respostas impulsivas e esperar a própria vez. No mundo virtual, a criança clica e recebe o conteúdo instantaneamente, prejudicando o desenvolvimento dessa habilidade.

Prêmio IEL de Estágio

As melhores práticas de estágio da Bahia foram premiadas pelo Instituto Euvaldo Lodi e pelo Fórum de Carreiras da Bahia. O prêmio tem como objetivo valorizar as práticas de estágio de empresas, estagiários, e instituições de ensino.

A edição 2020 do Prêmio IEL de Estágio teve como vencedores o Tecon Salvador, na categoria empresa inovadora; a Universidade Salvador - Unifacs (ensino superior) e a Sete Serviços Empresariais Trabalho Educação (ensino técnico), na categoria educação inovadora. Já na categoria projeto inovador, o primeiro lugar ficou com a estudante Wine Santos de Jesus, com o projeto Dynamanager – Sistema de Gerenciamento da Confiabilidade de Ativos, desenvolvido na empresa Petroreconcavo S.A.

O 2º lugar da categoria projeto inovador foi para os estudantes Alana Barrada Cerqueira e Diego Cunha, com o projeto Otimização no registro de dados através de aplicativo, desenvolvido na empresa Kordsa S.A. Também foram premiadas as supervisoras que acompanharam os estudantes no desenvolvimento dos projetos: Carla Naiana Pires da Silva, pela Petroreconcavo S.A. e Ana Luísa Almeida, pela Kordsa S.A.

Medidas de enfrentamento à Covid-19

A partir desta segunda-feira (17), os bairros do Lobato, Boca do Rio e São Marcos, em Salvador, vão voltar a receber medidas de enfrentamento à Covid-19 e proteção à vida promovidas pela Prefeitura de Salvador. A medida é válida por sete dias.
Nesses bairros, serão realizadas testagens rápidas para detecção do novo coronavírus, além de distribuição de máscaras, higienização e desinfecção de vias, e atuação da assistência social através do Cras Itinerante.

Campanha Maio Vermelho

A Campanha Maio Vermelho, que acontece no mês de combate ao tabagismo, tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos do tabaco e a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de bexiga. A campanha acontece em todo Estado de São Paulo, e é uma idealização da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU, secção SP). A campanha mostra a relação entre o hábito de fumar e o aumento das chances do surgimento de câncer de bexiga.

Além da possibilidade do câncer de bexiga, o tabaco afeta os pulmões de forma a aumentar o risco de desenvolvimento da forma grave da Covid-19, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com pesquisa publicada no Chinese Medical Journal, fumantes têm 14% mais chances de desenvolver pneumonia por coronavírus.

O câncer de bexiga está em 7º lugar no Brasil dentre os tipos de tumores mais comuns na população. Dados publicados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), mostram que, em 2020, foram cerca de 10.640 mil casos, com 4.517 óbitos. Segundo a SBU-SP, só no estado de São Paulo, a taxa é de 13,09 casos para cada 100 mil homens. A estimativa de novos casos para 2022 é de 7.590 casos em homens e de 3.050 em mulheres.

50 mil pessoas vacinadas no mutirão

O mutirão de vacinação contra Covid-19 promovido em Salvador aplicou mais de 50 mil doses nas 28 horas que a estratégia durou. A ação da prefeitura começou na manhã de sábado e teve equipes em plantões durante a madrugada para aplicação dos imunizantes. A ação seguiu na manhã do domingo até às 12h, apenas com aplicação de segundas doses.

Música e animação marcaram o mutirão de vacinação na madrugada de domingo (16). No ponto de vacinação do Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio, profissionais da saúde animaram os colegas e também as pessoas que enfrentaram uma longa fila para se vacinar, cantando.

Salvador chegou a 60 mil pessoas com doses da vacina. O mutirão foi realizado em uma tentativa de agilizar e diminuir esse número de atrasados. A ação foi possível a partir da chegada de 25 mil novas doses da CoronaVac na capital baiana.

Casos de violência e abusos de autoridade

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) criou um canal para receber denúncias da população contra casos de violência e abusos de autoridade cometidos durante operações policiais em comunidades da capital. 

Serviço funciona em plantão de 24h, para que os abusos policiais sejam denunciados de imediato às autoridades. 

A iniciativa veio após as mortes de 28 pessoas na comunidade do Jacarezinho, zona norte da capital Rio de Janeiro, em uma ação policial. Tudo começou logo depois da chegada das forças policiais à comunidade, quando um policial civil foi morto com um tiro na cabeça ao descer do carro blindado com outros colegas. Ele foi atingido com um tiro de fuzil de uma espécie de bunker usado pelos traficantes da favela.

Tripulante indiano

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) notificou o Maranhão depois que um tripulante indiano do navio Mv Shangon Da Zhi deu entrada num hospital da rede privada de São Luís com sintomas de Covid-19.

O paciente foi submetido a um teste e o resultado confirmou o diagnóstico da infecção pelo coronavírus. Além disso, uma amostra do vírus já foi enviada ao Instituto Evandro Chagas, que realizará o sequenciamento genômico.

Uma nova variante do coronavírus foi identificada inicialmente na Índia e na última semana a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou como “preocupante em nível global”. A entidade divulgou um relatório que indicava que a mutação já foi registrada em 44 países.

A Índia enfrenta uma onda de contaminações grave, com recordes recorrentes de novos casos da Covid-19 e sistema de saúde em colapso.  Atualmente, o país é o que tem o maior número de casos e de mortes por Covid-19 confirmados por dia.

O caso do Maranhão acende um alerta para a possibilidade da variante indiana ter chegado ao Brasil.