Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/05/2021 06h32

Foto: Ilustrativa

Dia do Orgulho Nerd

Para celebrar o Dia do Orgulho Nerd, nesta terça-feira  (25), os canais Telecine e Megapix se unem para a Semana Do Orgulho Nerd, que segue até domingo (30), trazendo uma programação com clássicos aclamados pelos geeks. 

A data escolhida para celebrar a cultura nerd não foi por acaso e é relacionada por muitos ao lançamento do primeiro filme da saga Star Wars em 1977, mas há quem diga que a escolha foi por conta do Dia da Toalha, criado em homenagem a Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, livro no qual ele descreve a toalha como um item básico de sobrevivência no espaço.

A programação segue durante a semana nos canais Telecine e começa na terça (25), no Fun, com três filmes da franquia Pokémon, entre eles Pokémon 2000 - O Filme, e termina no domingo (30), no Cult, com Curtindo A Vida Adoidado e outros clássicos dos anos 80. 

Destaque para Jogos Mortais: Jigsaw, o último da saga de terror, na quarta (26), no Action; a icônica comédia Meninas Malvadas na quinta (27), no Touch; o live-action Sonic: O Filme na sexta (28), no Premium; e Aquaman, com Jason Mamoa no papel-título, no sábado (29), no Pipoca.

Mutirão de vacinação

A Prefeitura de Salvador realizará nesta terça-feira (25) um mutirão de vacinação da segunda dose contra a Covid-19. Na ocasião, serão imunizadas todas as pessoas que ainda não receberam o imunizante de reforço Oxford ou CoronaVac, a depender do indicado no cartão de vacinação, com data de retorno aos postos marcada até o dia 28 de maio.

O atendimento será feito por meio de demanda espontânea, ou seja, o cidadão pode comparecer diretamente aos postos, ou ainda por agendamento no site Hora Marcada. O sistema será aberto para marcação da hora e local da segunda dose no site vacinahoramarcada.salvador.ba.gov.br

ABMPtalks

"Reinvenção e mercado de serviço" é o tema do próximo ABMPtalks, que será realizado nesta terça-feira (25), 18h, pelo perfil do Instagram da Associação Baiana do Mercado Publicitário - ABMP, @abmpbahia. O programa online de entrevistas terá como convidado o empreendedor, designer de experiências de aprendizagem e fundador do projeto gráfico SobreGentes, Daniel Maior, projeto este que já rendeu oito livros, reunindo diferentes histórias de vida.

O bate-papo é o segundo da trilogia de entrevistas com esse tema, reunindo empreendedores que usaram e abusaram da criatividade para se reinventar no mercado. O primeiro encontro foi com o sócio da A (Bar) Bearia, Felipe Muñoz, e pode ser conferido na íntegra no perfil, neste link: https://bit.ly/3vabkNf.

Na quarta temporada, o ABMPtalks, que vai ao ar sempre às terças-feiras, é o espaço para conversas inspiradoras com especialistas e criativos de vários setores da Bahia, especialmente de comunicação e empreendedorismo. Usuários do Instagram presentes na live podem enviar perguntas e observações pelo chat.

Artesanato da Capoeira

O Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia recebe em sua sede, no Largo do Porto da Barra, a mostra "Artesanato da Capoeira: Ancestralidade e Resistência", com criações artesanais dos mestres Lua Rasta e Olavo. A exposição entra em cartaz a partir desta terça-feira (25) - quando se comemora o Dia da África - e segue até 10 de junho, sempre de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábado, das 10h às 16h. Todos os produtos estarão disponíveis para comercialização. 

A mostra, que tem curadoria da jornalista Nadja Miranda, reunirá instrumentos musicais como berimbaus, atabaques, agogôs, pandeiros, xequerês, reco-recos e djun-djun, entre outros, frutos da produção artesanal desenvolvida por esses mestres no decorrer dos anos dedicados ao universo da Capoeira. 

ICEO Forum Nordeste 2021

A pandemia alterou profundamente a dinâmica dos negócios em todos os segmentos do mercado brasileiro. Estas transformações obrigaram que líderes de negócios saíssem do senso comum para inovar, enfrentar os desafios emergentes e continuar entregando valor para os clientes e stakeholders. 

E para discutir mais sobre essa necessidade, bem como compartilhar boas práticas e diferentes perspectivas, a Consultoria LHH realizará o evento online gratuito: "ICEO Forum Nordeste 2021: Desafios de Liderar a Transformação das Empresas Hoje e Antecipar Tendências Futuras", nesta terça-feira (25), às 18h30min. 

Na ocasião estarão presentes José Augusto Figueiredo, Country Head do Grupo Adecco, e grandes líderes da região: Fred Arruda, CEO da CESAR, Nicole Terpins, CEO da Atlântico Sul, Saulo Cabral, Diretor Presidente da CELPE, Silvio Aragão Jr. CEO da Avantia, e Thiago Andrade, CEO da PetroBahia. Os interessados podem se inscrever no link: http://bit.ly/2RR3tpc

Atividades ocupacionais das vítimas da Covid-19

Uma pesquisa sobre as correlações entre trabalho e a pandemia da Covid-19 identificou as doenças na cidade de São Paulo. Os dados revelam que 37,8% delas tinham um emprego remunerado. Um percentual maior, de 47,9%, era aposentado (32,2%) ou donas de casa (15,7%). Outras 1,3% estavam desempregadas e 0,2% estudavam.

O elevado percentual de mortos entre aposentados e donas de casa pode estar associado a fatores como idade mais avançada e também ao contágio por parentes que levam o vírus para suas casas. Pode ser consequência ainda de idas constantes ao mercado, à farmácia e a consultas médicas, afirma o Instituto Pólis, que fez a pesquisa.

Dentre os trabalhadores remunerados, o maior percentual de óbitos está concentrado no setor de serviços: 24,3%, contra 8,2% da indústria e 5% do comércio. As maiores vítimas do setor de serviços foram os trabalhadores de ocupações administrativas e informacionais (4%), de transporte e tráfego (3,2%) e as empregadas domésticas (2,3%).

O instituto nota que 6,5% dos que morreram de Covid-19 na cidade trabalhavam em atividades que deveriam ter sido suspensas, como construção civil e trabalho doméstico. Mas que foram consideradas essenciais e seguem sendo exercidas sem restrições.