Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

28/02/2020 05h41

Foto: Divulgação

"A Cor Púrpura"

O musical "A Cor Púrpura" chega a Salvador nos próximos dias 5, 6, 7 e 8 de março. As apresentações serão no Teatro Castro Alves, a partir das 20h, e os ingressos já estão à venda. Os valores vão de R$ 20 a R$ 80.

Em 1986, um filme dirigido por Steven Spielberg tornou conhecidos o romance publicado por Alice Walker e a protagonista, a atriz Whoopi Gold­berg. Com essas credenciais, A Cor Púrpura ganhou versão brasileira, assinada por Artur Xexéo e inspirada no musical de Marsha Norman, Brenda Russell, Allee Willis e Stephen Bray, lançado na Broadway em 2005.

A temática racial, base óbvia da trama, ambientada na primeira metade do século XX, tem o reforço de carregadas tintas referentes à opressão feminina e ao longo caminho rumo ao empoderamento.

A superprodução que aporta no Teatro Castro Alves através do projeto Catálogo Brasileiro de Teatro traz 18 atores, oito músicos, 90 figurinos e um grande palco giratório. Com mais de 30 canções, 'A Cor Púrpura' fala de dor, luta e redenção pela vida de uma mulher negra.

Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio informou que não deu início a nenhuma discussão a respeito de suspender ou adiar a realização dos eventos devido ao surto do novo coronavírus.

Nessa quarta-feira (26), Toshiro Muto, diretor-geral do comitê, afirmou à imprensa em Tóquio que a primeira medida será a preparação de um ambiente seguro para a realização dos jogos. Muto afirmou que o comitê vai decidir se realizará ou não os eventos pré-olímpicos programados, após analisar a sua necessidade para os jogos.

Acrescentou que o comitê já definiu diretrizes para que, quando os eventos forem realizados, os participantes saibam que medidas preventivas devem tomar, como por exemplo, lavar as mãos. Produtos desinfetantes serão oferecidos e qualquer pessoa que apresente sintomas tais como febre ou tosse, e ela será aconselhada a não participar dos eventos.

O revezamento da tocha olímpica está marcado para começar no dia 26 de março. A expectativa é de que o evento atraia grande número de espectadores. Muto afirmou que o comitê vai discutir a realização do evento em menor escala, e que deve também implementar medidas para permitir que a passagem da tocha aconteça, ao mesmo tempo em que se tenta conter a disseminação do vírus.

Sala Walter da Silveira

Único cinema público em funcionamento no Estado, a Sala Walter da Silveira está de volta com uma programação especial e inteiramente gratuita. Para abrir a temporada 2020 do tradicional espaço de exibição audiovisual, uma mostra de filmes premiados nos circuitos de festivais dos anos 2018 e 2019 – e também consagrados pelo público e crítica nas listas dos melhores de associações e academias cinematográficas no Brasil e no mundo.

Com destaque para sucessos como “Bacurau”, de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles; “Era uma vez em Hollywood”, de Quentin Tarantino, e “Rocketman”, de Dexter Flechter; além de ”Coringa”, de Todd Phillips; as projeções começam no dia 29 de fevereiro e prosseguem até o dia 09 de março com sessões sempre às 15h (exceto aos domingos).

A mostra “Temporada de Premiados” é uma parceria da Cinemateca da Bahia, da Fundação Cultural da Bahia, com a Academia Brasileira de Cinema, MPLC e Vitrine Filmes, resgatando ainda as exibições do ciclo “Grande Prêmio do Cinema Brasileiro” interrompido em Salvador no ano passado devido à requalificação da Sala Walter.

Mostra “Temporada de Premiados”, sempre às 15h, de 29 de fevereiro a 09 de março (exceto aos domingos), na Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, nº 27 - subsolo da Biblioteca Pública dos Barris). Fones: 3116-8124 e 3328-7009. Entrada gratuita. Maiores informações: www.dimas.ba.gov.br

Pirâmide etária brasileira

Em 2030, o número de idosos no Brasil deve ultrapassar o número de crianças, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, esse número representa 14,03% da população, o que equivale a 29,3 milhões de pessoas. A pirâmide etária brasileira vem sofrendo alterações ao longo dos anos e já estamos presenciando a inversão dessa pirâmide etária e a mudança no perfil demográfico de nosso país.

A pirâmide com uma base composta por crianças e adolescentes e um topo de idosos significava a predominância jovem. Nos dias atuais, vivemos uma fase de transição e modificação dessa realidade. Em 1980, éramos classificados como um país jovem e atualmente somos caracterizados como um país adulto em transição para nos tornarmos um país idoso até o ano de 2050.

Esse é um fenômeno mundial ocasionado pela queda nas taxas de natalidade e mortalidade. Mas o que isso significa? Que o número de nascimentos está reduzindo e a expectativa de vida aumentando em decorrência dos avanços tecnológicos na medicina. Com os avanços na área da saúde e bem-estar, conseguimos entender cada vez mais como funciona o organismo humano e como prevenir, tratar, retardar e curar uma série de doenças e males em geral, o que antes não era possível. Mas o importante não é só viver mais, mas viver mais e bem, ter qualidade de vida.

CURIOSIDADE

Os maiores navios conteineiros

No ranking dos maiores navios conteineiros do mundo, encontra-se atualmente em primeiro lugar o navio da companhia chinesa COSCO, o MV Cosco Shipping Aires, comprimento de 400 metros e 58,6 metros de boca e capacidade para transportar 20 mil Teus ou 197 mil toneladas de carga.

No ranking dos maiores navios conteineiros do mundo, encontra-se em segunda posição o MSC Zoe. O navio de 395,4 metros de comprimento e 58,6 metros de boca capacidade para transportar 19.224 TEUs, ou 192 mil toneladas, é o terceiro da série de 20 construídos pelos estaleiros Daewoo, da Coreia do Sul, para a MSC.

O terceiro maior navio nesta categoria é o MSC Oscar, também da MCS. Ele tem 395,4 m de comprimento, 59 m de boca (largura máxima de uma embarcação) e capacidade de transportar quase 19,2 mil TEUS (unidade equivalente a contêineres de 20 pés). Os dois últimos têm características parecidas, mas o que difere é a capacidade de deslocamento e o calado.

O quarto na posição geral está o CSCL Globe com capacidade de transportar 19,1 mil TEUs.

Se esses navios não transportassem contêineres, quaisquer deles poderiam transportar pelo menos 39.000 a 40 mil carros, 117 milhões pares de tênis e mais de 900 milhões de latas de alimentos.

Em vista das suas características físicas (calado, comprimento, boca), essas embarcações não têm condições de fazer escalas e atracarem em portos brasileiros. Todos operam em linhas regulares entre portos europeus e asiáticos.

A previsão é que o recorde do navio MV Cosco Shipping Aires também dure pouco, visto a demanda no setor para aumentar a capacidade dos gigantes do transporte marítimo. Atualmente há vários estaleiros, principalmente asiáticos, dedicados à construção de navios capacitados para transportar entre 20 mil e 21 mil contêineres que devem entrar em serviço ainda este ano.