Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

18/06/2021 06h27

Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil

Equipamentos culturais menos conectados

Bibliotecas, museus e bens tombados foram os equipamentos culturais menos conectados em 2020. Os principais motivos para as dificuldades de acesso à internet foram a falta de infraestrutura na região (15% no caso das bibliotecas e 11% no de museus e bens tombados) e os altos custos de conexão (citados por 14% dos administradores das bibliotecas, 10% dos museus e 9% dos bens tombados).

Os dados são da pesquisa TIC Cultura 2020, produzida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br). O estudo foi feito entre fevereiro e agosto de 2020. O levantamento cobriu o período de início e agravamento da pandemia no país, analisando os efeitos da crise no uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) nesse período.

As instituições com maior índice de acesso à internet foram cinemas (99%), arquivos (98%) e pontos de cultura (91%). A disponibilização de wi-fi ao público foi mais relatada entre arquivos (51%) e bibliotecas (47%). A prática foi menos comum entre bens tombados (14%) e museus (37%).

Orgulho LGBTQIA+

As cores do arco-íris irão iluminar a fachada do Shopping Barra, em Salvador, até o final de junho, mês em que se celebra o Orgulho LGBTQIA+. A ação faz parte de uma campanha realizada em todo o mundo em prol de maior respeito e igualdade de direitos aos públicos de diferentes gêneros e sexualidades. A fachada do empreendimento recebeu a iluminação refletida por mais de 70 canhões de luzes com as cores que representam a causa. 
Junho marca o mês no qual ocorreu a conhecida revolta de Stonewall, em 1969, em Nova York. No dia 28 daquele mês, frequentadores do bar Stonewall, voltado ao público LGBTQIA+, ao sofrerem mais um episódio de extorsão mediante a coação e abuso das autoridades policiais locais, desencadearam um motim por igualdade de direitos sociais e políticos para essas pessoas.

Papo Artesanato

A importância do artesanato na manutenção das tradições juninas e a sua relação com a religião serão o tema da live "Papo Artesanato", que acontece nesta sexta-feira (18), às 19h, com transmissão através das redes sociais da Economia Solidária da Bahia. Com mediação da coordenadora de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Ângela Guimarães, o bate-papo contará com as participações da cantora e presidente da Fábrica Cultural, Margareth Menezes, da artesã Mônica Vieir e dos ceramistas Tirson Fernandes e Petrina Patrocínio.

Ouçam Nossas Vozes

Com participação dos músicos Nando Reis e Allyson Mariano, foi lançada a música inédita Ouçam Nossas Vozes, tema da campanha com o mesmo nome, cujo objetivo é dar apoio a pacientes com esquizofrenia e derrubar o preconceito contra a doença.

A canção foi composta por Allyson Mariano, artista diagnosticado com esquizofrenia aos 27 anos, e tem arranjo de Nando Reis. O coro contra o preconceito e para acolhimento a pessoas com o distúrbio conta com o ator Babu Santana, a youtuber Hana Khalil, além de profissionais de saúde, representantes de associações de pacientes, cuidadores, entre outros.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a esquizofrenia é a terceira doença que mais afeta a qualidade de vida na população de 15 a 45 anos de idade. Estudos médicos mostram, por outro lado, que entre 40% e 71% dos pacientes não seguem corretamente o tratamento. Essa situação tende a se agravar na pandemia do novo coronavírus, afetando seriamente a qualidade de vida do doente e da família.

Prêmio Youth4Climate

Três jovens cientistas do Brasil, da Índia e dos Estados Unidos foram as ganhadoras deste ano do Prêmio Youth4Climate, sobre o espaço como uma ferramenta para mitigar mudança climática. A distinção é concedida pelo Escritório da ONU para Assuntos Espaciais, Unoosa na sigla em inglês, em cooperação com o Conselho de Geração Espacial.

A geógrafa Karina Berbert Bruno, de Santa Catarina, venceu a competição com o estudo: Espaço como uma Ferramenta para Mitigação da Mudança Climática: resultados múltiplos com tecnologias de Observação da Terra no bioma do Cerrado”. O trabalho se baseou no projeto TerraClass, financiado pelo Banco Mundial, e que contou com o apoio da agência de cooperação da Alemanha, GIZ, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GmbH, no original em alemão.

As outras ganhadoras são a pesquisadora Mahlak Abdullah, dos Estados Unidos, com um estudo sobre biologia sintética e Tejasvi Shivakumar, da Índia, que escreveu sobre energia renovável e influenciadores espaciais.

TCA de Braços Abertos

O projeto “TCA de Braços Abertos” será palco para a primeira exibição da coletânea audiovisual “Deux Ex Machina”, uma remontagem inédita do projeto transdisciplinar “Abian”. A obra estreia nesta sexta-feira (18), às 19h, no Youtube.

Sob a direção de Mayara Ferrão, o web-espetáculo imersivo, filmado em 360º, tem texto e performance de Diego Alcântara e busca desmistificar os traumas dos corpos negros entre os discursos de mitos pessoais e das narrativas cotidianas desprogramadas. O vídeo poderá ser assistido até domingo (20).

Casa Pia de São Joaquim

Após restauração realizada entre fevereiro e maio deste ano, seis quadros de relevância histórica e estética que fazem parte do acervo da Casa Pia de São Joaquim retornam à instituição nesta sexta-feira (18), às 9h30. O ato contará com a presença de representantes da Fundação Gregório de Matos, da própria Casa Pia e do Studio Argolo, responsável pelo restauro.

O espaço prepara ainda com algumas novidades como o Pavilhão Eco Escola, que será concluído até outubro desse ano, e o retorno de eventos, como casamentos e eventos sociais, culturais, empresariais e educativos.

Estudante Felipe Petillo rumo a Hamburgo, na Alemanha

Cria da Cidade Baixa, o estudante Felipe Petillo, 19 anos, que mora no Bonfim há 10 anos e residia anteriormente nos bairros de Caminhos de Areia e Jardim Cruzeiro, já tem data para deixar o local, rumo a Hamburgo, na Alemanha.

Formado no IFBA, onde fez o ensino médio integrado ao curso técnico de Geologia, o jovem de família humilde foi convidado para ingressar no Studienkolleg Hamburgo, que faz parte de um dos programas de graduação mais respeitados quando o assunto é geologia.

Além da seleção para o curso, Felipe, que é autodidata em línguas estrangeiras e já tinha fluência em inglês, espanhol, italiano e latim, acaba de conseguir a certificação de fluência em alemão, uma das exigências da universidade.

Para possibilitar a ida para Europa, o estudante abriu uma vaquinha nas redes sociais. Para cobrir os custos da viagem é preciso arrecadar R$ 15 mil, valor referente a tudo que precisa para chegar em Hamburgo. A arrecadação, que começou no dia 14, reuniu apenas 7% do valor.

Para ajudar o Felipe, basta acessar o link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-felipe-a-estudar-na-alemanha/contribua