Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

01/03/2020 05h53

Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil

Uso de álcool gel

O uso de álcool gel para higiene das mãos como prevenção ao coronavírus é eficaz. Em nota, o Conselho Federal de Química (CFQ) criticou a disseminação de fake news por meio de um vídeo, com informações equivocadas e incorretas a respeito do emprego do álcool gel, divulgado por um “químico autodidata”.

Assinada pelo presidente da entidade, José de Ribamar Oliveira Filho, a nota do conselho esclarece que o álcool etílico (etanol) é um eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico de pele. Segundo a entidade, o etanol age rapidamente sobre bactérias vegetativas (inclusive microbactérias), vírus e fungos, sendo a higienização equivalente e até superior à lavagem de mãos com sabão comum ou alguns tipos de antissépticos.

O conselho lembra que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatória a disponibilização de preparação alcoólica (ou sua versão em gel) para fricção antisséptica das mãos pelos serviços de saúde do país.

Projeto Março Mulheres

Intermediação de Mão de Obra, emissão de RG, orientação sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital, inscrição para o programa Rede Mulheres Empreendedoras, palestras e atividades de lazer serão os serviços oferecidos gratuitamente, e exclusivo para o público feminino, pelo SineBahia Mulher, no Mirante do bairro de Plataforma, em Salvador, na segunda-feira (02). A programação, que acontece das 8h às 14h, faz parte do Março Mulheres, iniciativa do Governo do Estado que realiza uma série de atividades especiais para este público.
Interessadas em pesquisa de vagas de emprego devem apresentar a CTPS. Caso não tenham cadastro no SineBahia, é necessário levar também comprovantes de residência e escolaridade. Nas informações complementares, as candidatas poderão inserir dados de qualificação, mediante comprovação com certificados.  Para tirar a Carteira de Identidade é obrigatório levar Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia), foto 3X4 atual e com fundo branco, e cópia do CPF.
Até o final de março, a ação passará por outras localidades de Salvador, democratizando o acesso a serviços essenciais para ampliar a participação feminina no mundo do trabalho.

SineBahia Mulher

A unidade funciona no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), do bairro do Comércio, em Salvador, de segunda a sexta, das 7h às 15h30. Oferece atendimento exclusivo às trabalhadoras na intermediação para o trabalho formal, habilitação do seguro-desemprego, cadastro para intermediação de trabalho autônomo, acolhimento psicossocial, assessoria jurídica, orientação trabalhista e inscrição para cursos de capacitação.

Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

Quem perdeu o desconto de 10% para pagamento em cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), no início de fevereiro, ainda pode aproveitar um abatimento atrativo, de 5%, caso realize o pagamento integral do valor devido na data de vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto. Esta data varia de acordo com o número final da placa do veículo, conforme tabela divulgada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba).
Para os carros com placas de final um e dois, o prazo para obter o desconto de 5% termina em 30 e 31 de março, respectivamente. Já para os veículos com finais de placa três e quatro, o prazo termina respectivamente em 29 e 30 de abril. Os prazos se estendem até os dias 28 e 29 de maio para os proprietários de veículos com placas de finais cinco e seis. Para as placas de finais sete e oito, os limites são 29 e 30 de junho, e as datas para os carros de placa 9 e 0 são 30 e 31 de julho.
O contribuinte pode conferir no site www.sefaz.ba.gov.br o valor e outras informações sobre o IPVA, que também podem ser obtidas através do Call Center da Secretaria da Fazenda do Estado, pelo 0800 071 0071. O imposto pode ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil (BB), Bradesco ou Bancoob, bastando apresentar o número do Renavam.
Introdução à Oratória

O servidor público estadual interessado em melhorar sua comunicação interpessoal pode participar do curso de Introdução à Oratória. As inscrições para a primeira turma de 2020 da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS) da Secretaria da Administração (Saeb) podem ser feitas entre os dias 2 e 10 de março, no Portal do Servidor

As aulas serão ministradas presencialmente, na sala de aulas da UCS/Saeb, situada no subsolo do Prédio da Vice Governadoria, na 3ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB). As atividades do curso serão realizadas no turno vespertino, das 13h30 às 17h30, no período de 12 a 20 de março. O principal objetivo é aperfeiçoar a oratória com a aprendizagem de técnicas e desenvolvimento da autoconfiança dos servidores.

Com aulas didáticas e participativas, além de conteúdo expositivo, os participantes irão aprender a controlar a ansiedade e o medo de falar em público, além de estruturar apresentações de forma segura e com qualidade. Também será abordada a importância de imagem pessoal, além da postura, gestos, respiração, articulação, entonação, projeção vocal e linguagem. Ao todo, o curso soma 28 horas aulas.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3115-1553 / 1558 ou pelo e-mail [email protected]

Vacinação contra a Influenza

O Ministério da Saúde vai antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza como estratégia de diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno. Primeiro, devem ser vacinadas gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos, historicamente mais vulnerável à doença, que pode levar até a morte. O início da campanha está previsto para começar no dia 23 de março.

O anúncio aconteceu devido à atual situação de Emergência Internacional de Saúde Pública pelo coronavírus. Para a campanha, o Insitututo Butantan produziu 75 milhões de doses que previne contra os três tipos de vírus de influenza que mais circularam no ano anterior.

CURIOSIDADES

Na boleia do caminhão

As frases nos para-choques dos caminhões surgiram no Brasil na década de 50, incorporadas a cultura brasileira através dos caminhoneiros argentinos em suas idas e vindas ao nosso país. As mensagens possuem características básicas: não são longas pois devem caber no para-choque e as letras devem ser grandes para serem vistas pelas pessoas mesmo de certa distância. As mensagens podem ser em forma de recados e outras vezes engraçadas só para divertir os curiosos leitores de para-choques.

Atualmente, não se veem tantos caminhões com frases em seus para-choques por conta da terceirização de frotas, que, em geral, apresenta veículos que obedecem a certas padronizações.

Mas, ainda assim criou-se uma espécie de “cultura do caminhoneiro” que nunca vai morrer, pois muitas das frases passam verdadeiras lições de vida. E ainda podemos encontrar muitas dessas mensagens espalhadas na boleia dos milhares de caminhões que circulam por nossas estradas.

Humor:

Este é um Ford, mas se bater Ford tudo!

Bebo para esquecer, só não lembro do que!

Em terra de cego quem tem um olho é caolho.

A função do Espírito Santo é aumentar a distância entre o Rio e a Bahia.

Sexo demais prejudica a memória e outra coisa que não me lembro agora.

Aonde vamos parar? Até Papai-Noel anda saindo com veados.

As mulheres perdidas são as mais procuradas.

Caminhoneiro que tem mulher feia, viaja sempre tranquilo.

Lições de vida

Se ferradura dessa sorte, burro não puxava carroça.

O sol nasce para todos; a sombra para quem merece.

Se não fosse o otimista, o pessimista nunca saberia como é infeliz.

A fortuna faz amigos. A desgraça prova se eles existem de fato.

Sou grande porque respeito os pequenos.

Se queres achar amizade, doçura e poesia em qualquer parte, leva-as contigo.

Figura feminina

Um dia ela me disse:”Ou eu ou a cachaça!” Sinto saudades DELA.

Casei-me com Maria, mas viajo com Mercedes.

Adão que foi feliz de não ter sogra e morar no paraíso.

Em casa, minha mulher é o governo; a sogra, o ministro da defesa e eu o ministro da despesa!

A mulher foi feita da costela… imagine se fosse do filé.

A única mulher que andou na linha, o trem pegou.

Casamento não é bom e isto é fato verdadeiro, pois o diabo não se casou e Jesus morreu solteiro.