Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

02/03/2020 05h02

Foto: Divulgação

Pagamento de despesas na prisão

Prestes a ser votado pelo plenário do Senado, o projeto de lei que obriga presos a pagarem por suas despesas na prisão é criticado por famílias de detentos, que bancam do papel higiênico ao uniforme no cárcere.

A proposta altera a Lei de Execução Penal para determinar que cada preso pague ao Estado seu custo na prisão e, caso não possua recursos próprios, trabalhe para ressarcir. Não detalha, no entanto, quanto seria a cobrança.

Em uma consulta popular, com cerca de 49 mil manifestações, 97% se declaram a favor da medida. Se passar pelos senadores, o texto segue para a Câmara.

Hoje, só 20% dos presos trabalham, segundo dados do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) do fim de 2019. Destes, 76% não recebem remuneração ou recebem menos do que o previsto em lei (3/4 do salário mínimo mensal, cerca de R$ 702).

O projeto, aprovado por comissões do Senado, voltou para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) após polêmica sobre a situação de quem não tem recursos para pagar, ou seja, a maioria dos presos.

O Brasil é signatário de diversos tratados internacionais que vedam o trabalho forçado ou obrigatório, a exemplo do Pacto de San José da Costa Rica. Em certa medida, porém, a imposição acontece por meio da remição (três dias trabalhados subtraem uma de pena).

Sesc Instrumental

A próxima edição do ‘Sesc Instrumental’ e o retorno do recesso de carnaval do Jazz na Avenida, vão contar com a apresentação do Grupo Instrumental do Capão, esta semana, em Salvador. No foyer do ‘Teatro Sesc Casa do Comércio’, o show acontece na quinta-feira (5). E no Jazz na Avenida, o som será na sexta-feira (6). Ambas as apresentações são com entrada franca e começam às 18h.

O grupo nasceu da reunião de músicos brasileiros e estrangeiros (Itália), internacionalmente experientes, moradores do Vale do Capão, município de Palmeiras, na Chapada Diamantina. Os músicos vão apresentar a musicalidade que tem como base o jazz, erudito misturado ao popular, progressivo misturado à psicodelia, e com uma pesquisa de ritmos nacionais e estrangeiros, e atmosferas étnicas.

Formam o Grupo Instrumental do Capão os músicos Ari Vinicius, que toca flauta, berimbau e pandeiro; Tiago Gusmão, que estuda violão 7 cordas, acordéon, kalimba, flauta chinesa; tem ainda Stefano Cortese, que toca piano, pandeiro árabe; Kiko Dorea é o baterista; e João Weber é responsável pelo baixo e berimbau de boca.

O IGHB vai promover curso

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove de 23 a 27 de março de 2020, das 14h às 18h, o curso: “Salvador, evolução urbana, eventos históricos e condicionantes naturais”, que será ministrado pelo geólogo, historiador e mestre em Geologia Rubens Antonio, em homenagem aos 471 anos da primeira capital do país.

A proposta é mostrar a associação entre as formas do relevo, suas propriedades, condicionamentos, a urbanização e a História de Salvador. Ao participante será viabilizada a compreensão da geomorfologia de Salvador, da sua escarpa da falha, seus vales, altos, antigos rios, como foram condicionadas e se deram as modificações urbanas de Itapuã a Barra, e desta ao Bonfim.

As aulas terão carga horária de 20 horas e direito a certificação. A inscrição tem investimento de R$ 60,00 e deve ser feita no site www.ighb.org.br ou no https://www.eventbrite.com.br/e/curso-urbanizacao-de-salvador-tickets-94483650141

Informe de rendimentos do INSS

O Informe de rendimentos do INSS é um dos documentos necessários para fazer a declaração do Imposto de Renda 2020. O contribuinte deve informar as receitas obtidas em benefícios do INSS, como aposentadorias e pensões, em 2019. Neste caso, é possível salvar ou imprimir o demonstrativo pelo portal de serviços do governo na Internet. A emissão do documento requer cadastro no site Meu INSS e é totalmente gratuita. Vale lembrar que o IRPF 2020, com ano-base 2019, deve ser realizado junto à Receita Federal entre os dias 2 de março e 30 de abril.

BR-101/BA

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realiza serviços de manutenção rodoviária na BR-101/BA, no Estado da Bahia. No trecho da cidade de Alagoinhas (BA) foram executados serviços de fresagem; recomposição de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e sinalização horizontal do km 124 ao km 152

Aprendizagem de Máquinas para Avaliação de Políticas Públicas

Até o dia 04 de março de 2020 estão abertas as inscrições para o curso Aprendizagem de Máquinas para Avaliação de Políticas Públicas. A atividade é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em cooperação com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Podem participar servidores públicos federais que frequentaram o curso Métodos Computacionais em Economia, promovido pelo instituto em 2019, ou curso equivalente ao nível introdutório de programação em Python. Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para [email protected] ou [email protected]

As vagas deste primeiro módulo são limitadas: 20 na sede do Ipea, em Brasília, e 10 na unidade do Ipea no Rio de Janeiro. A capacitação se dará por meio de nove oficinas, geralmente às segundas-feiras, de três horas cada (de 9h15 a 12h15), intercaladas por sessões de exercícios com a mesma duração.

CURIOSIDADES

Rio Amazonas

O Amazonas nasce na cidade de Arequipa, no Peru, mais especificamente na Cordilheira dos Andes.

Uma das vantagens é que ele é navegável em grande parte de sua extensão, facilitando assim a navegação de grandes navios de cargas e embarcações para transporte das populações ribeirinhas.

No Rio Amazonas estão localizados três importantes portos, Manaus no Brasil, Iquitos no Peru e Letícia na Colômbia. O Porto de Manaus construído sobre suas águas é o maior terminal portuário de água doce no país.

O Rio Amazonas possui 20% de toda a água doce corrente do mundo.

É considerado o maior, o mais largo e de maior rio profundidade do mundo. Ele tem 7.025 metros de extensão, em alguns trechos chega a 8 km de largura e 200 metros de profundidade, o que daria para submergir monumentos famosos, como a Estátua da Liberdade.

É também o maior do mundo em volume de água. Em menos de meio minuto de vazão, poderia saciar a sede de todos os habitantes do planeta.

Dois belos espetáculos da natureza acontecem no Rio Amazonas: primeiro, a pororoca que é um fenômeno natural que acontece na sua foz, quando acorre um choque devido ao encontro das águas do rio com a do mar, gerando ondas de até 5 metros de altura e uma velocidade de 50 km por hora; o segundo é o encontro das águas dos seus afluentes Rio Solimões e o Rio Negro; as duas grandes massas de água correm lado a lado por mais de seis quilômetros, mas não se misturam porque têm densidade, acidez, cores e temperaturas diferentes.