Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

23/07/2021 06h26

Foto: Divulgação

Le Cirque volta a abrir

Após um ano e quatro meses fechado por conta da pandemia da Covid-19, o Le Cirque voltará a funcionar na Avenida Paralela, em Salvador. A reabertura é nesta sexta-feira, 23. Haverá espetáculo também no sábado, 24, e domingo, 25, às 16h, 18h e 20h. 

As estruturas que compõem o picadeiro já estão sendo descarregadas com a ajuda de 10 caminhões e 20 carretas. As cadeiras do espaço receberam sinalização para manter o distanciamento durante as apresentações. 

Segundo decreto municipal, os circos podem funcionar de segunda-feira a domingo, das 10h às 23h, sendo que a capacidade em cada sessão será baseada no distanciamento dos assentos, não podendo exceder o limite máximo de 50% da arquibancada ou 200 pessoas.

O público terá que estar com a máscara para ter acesso e permanecer no circo. As temperaturas serão checadas da entrada e haverá pontos com disponibilização de álcool em gel. 

 Praias liberadas

A Prefeitura de Salvador vai permitir a abertura das praias todos os dias da semana, em horário livre a partir desta sexta – exceto o Porto da Barra, que funcionará de terça a domingo. Com o retorno da fase verde, as praias estavam funcionando de segunda a sábado e o Porto da Barra, de terça a sábado.

Além disso, o horário de funcionamento dos bares e restaurantes na capital baiana será ampliado em uma hora. Com isso, os estabelecimentos poderão funcionar até 0h30. Isso porque o toque de recolher estadual passará a valer de 1h às 5h. As medidas passam a valer a partir desta sexta-feira (23) e serão publicadas no Diário Oficial do Município (DOM).

​​​​​​Mulheres nos conselhos de administração

A participação das mulheres nos conselhos de administração das maiores companhias de capital aberto no Brasil aumentou, segundo um levantamento feito pela consultoria Comdinheiro.

Esse número quase triplicou em 2021, para 16% dos assentos em conselhos de administração das empresas do Ibovespa. Em 2019, a porcentagem era de 11% e, em 2016, 6,9%. Em junho deste ano, dos 713 conselheiros que atuam nas 81 empresas da Ibovespa, apenas 115 eram mulheres.

Tim, Magazine Luiza, Banco do Brasil, Lojas Americanas, Santander e EBP Brasil se destacaram por ter pelo menos 1/3 do colegiado feminino.

O número de mulheres no cargo de diretoria também avançou. Nos últimos cinco anos, a alta foi de 148%, de 33 (em meio a 507 diretores no total), em 2016, para 82, num total de 674 diretores de empresas que estão na bolsa brasileira.

Programa Educar para Trabalhar

O Governo da Bahia, através da Secretaria da Educação, promove, nesta sexta-feira (23), às 17h30, um encontro virtual do Programa Educar para Trabalhar, desenvolvido no âmbito do Estado Solidário. Com o tema ‘Educar para Trabalhar: fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica para o mundo do trabalho’, a atividade será transmitida no YouTube da Secretaria da Educação do Estado, no endereço https://bit.ly/36UbjTe.

O Educar para Trabalhar ofertou 200 mil vagas para 44 cursos, em 10 eixos tecnológicos. Os cursos de qualificação profissional ofertados, que estão alinhados às demandas do setor produtivo, potencializam as oportunidades de inserção dos jovens no mundo do trabalho e ocorrem em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Campus Party Digital

Acontece até sábado (24) a segunda edição da Campus Party Digital. Além das palestras, o evento totalmente digital conta com os tradicionais hackatons e com um demo day voltado para a incubação de soluções na área de tecnologia. Estão programadas ainda atividades de entretenimento e diversão como karaokês online, rádio hacker, quizzes, escape rooms e jogos de caça ao tesouro e viagem virtual.

A edição de 2021 do evento coloca em pauta diversos temas como mercado de trabalho e economia; energia limpa e meio ambiente; saúde e ciência; entretenimento e cultura digital; e educação e gov tech, e contará com as participações de Débora Garofalo, Coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; Luís Justo, CEO do Rock in Rio; Caito Maia, Fundador da Chilli Beans; Dado Schneider, criador da marca Claro; Paco Ragageles, fundador da Campus Party; e mais.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site https://digital.campus-party.org/sao-paulo/.

Comunidade Lull

Pensando em facilitar a vida de quem mora em Salvador, o Atelier Lull, escola de costura e modelagem livre, macramê, croche, tricô e outras manualidades localizada no Rio Vermelho, decidiu reunir os contatos dos armarinhos, lojas de tecido e de conserto e venda de acessórios para máquinas da cidade. 

O guia, feito pela equipe do ateliê e com muitas indicações de professores, alunos e admiradores - a Comunidade Lull - traz números de telefone e perfis no Instagram de cada lugar e ainda sugestões de lojas online de outros estado, mas que entregam em Salvador.

Em formato PDF, qualquer pessoa pode baixar o arquivo. Para isso, basta entrar no grupo Comunidade Lull clicando no link da bio do perfil do Atelier no Instagram.

Beleza Bahia

Micro e pequenas empresas baianas dos segmentos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, vestuário, calçados e acessórios, que desejam acessar mercados internacionais, contam com o apoio da Fieb e do Sebrae. As duas instituições firmaram parceria para preparar pequenos empreendimentos com foco na internacionalização.

Trata-se do projeto Beleza Bahia, que prevê a realização de capacitações em formato EAD em temas relacionados ao comércio exterior; mentoria com assessoria técnica e prática, abrangendo todas as etapas do processo de internacionalização; além de participação em ações de promoção de negócios internacionais.

A próxima capacitação do projeto será realizada entre os dias 02 e 05 de agosto, com o tema Plano de Ação Comercial - A importância do planejamento para exportação da sua marca. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas pela internet, no site conexaobahiamundo.fieb.org.br/beleza-bahia.

Índices de criminalidade

Apesar da queda significativa dos índices de criminalidade, a Bahia registrou aumento no número de chacinas entre janeiro e maio deste ano em relação ao mesmo período de 2020, é o que mostra a pesquisa feita pela Rede de Observatórios da Segurança divulgada nesta quinta-feira.

Segundo o levantamento, as chacinas aumentaram em 37,5%, que resultaram na morte de 165 pessoas, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, onde ocorreram 388 mortes. Ainda de acordo com a pesquisa, a Bahia foi o estado do Nordeste com mais mortes em operações policiais com 461 casos fatais.

Entre as situações que registraram queda, estão o feminicídio (59%), violência contra crianças e adolescentes (41%) e violência contra LGBTQIA+ (80%). Além da Bahia, a Rede coletou dados do Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Campanha “Nós >> o movimento”

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a campanha “Nós >> o movimento”, com o objetivo de “aumentar o diálogo e as ações em torno das mudanças climáticas no Brasil”, por meio da promoção de debates sobre o tema até a realização da 26ª sessão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP26, a ocorrer de 1° a 12 de novembro, em Glasgow, Escócia.

De acordo com a entidade, estão previstas ações em espaços públicos, onde será mostrado o impacto que a questão climática causa na sociedade. A primeira ação será no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, onde totens digitais exibirão mensagens sobre como o clima está conectado com a saúde, o bem-estar, a proteção de áreas verdes e a promoção de ecossistemas mais saudáveis.

A campanha pretende ampliar a conscientização das questões sobre o clima, “mostrando de que maneira ele está conectado com desafios e problemas atuais do país, como desemprego, segurança alimentar e mobilidade, mas reforçando que as soluções estão disponíveis, e são acessíveis, práticas e realistas”, diz a entidade ao informar que pretende, com as ações, fortalecer indivíduos, comunidades, empresas e lideranças, articulando conexões e conversas sobre a agenda climática.

Materiais da campanha, histórias de quem está fazendo sua parte e outras informações sobre as mudanças climáticas podem ser obtidas a partir do site.