Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

31/08/2021 06h32

Foto:  Carol Garcia - GOVBA

Osid tem estoque zerado em metade do banco de sangue

O banco de sangue das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) enfrenta situação delicada: não há estoque mínimo de bolsa disponível para nenhum dos oito tipos sanguíneos e isso prejudica tanto tratamentos regulares como os oncológicos quanto as cirurgias eletivas, que já voltaram a ser marcadas.

O banco de sangue da Osid não é importante somente para as Obras: é o segundo que mais coleta sangue em toda a Bahia, perdendo somente para o posto do Hemoba no HGE, que é central. Além de atender à demanda interna das Obras Sociais Irmã Dulce, o excedente é encaminhado à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que faz a distribuição para unidades de saúde de Salvador e do interior do estado.

A Líder do banco de sangue da Osid, Marília Sentges define a situação como desesperadora e faz um apelo para que as pessoas façam doação de sangue

Barra Fashion abre a temporada Primavera Verão 

Com o tema Vista-se de si, o Shopping Barra abre a temporada de moda Primavera-Verão 2021/2022, com a exposição conceitual Barra Fashion Expo Renascer, na Praça Central, a partir desta quinta-feira (31) e segue até 12 de setembro.

Inspirada no conceito renascer, que tem tudo a ver com o momento em que vivemos, a campanha do Barra Fashion apresenta os modelos Adilson Silva, vencedor do Beleza Black, maior concurso de beleza negra do Norte e Nordeste do país, e Lorena Lopes revelada no projeto social da Base Comunitária do Calabar, o Meraki Models e foi Garota BSC 2019.

A exposição na Praça Central trará looks de 50 marcas apresentados por lojistas do Barra que apontarão ao público as principais tendências de moda da estação em termos de roupas, calçados e acessórios.

Prêmio Cultura na Palma da Mão

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) anuncia o lançamento de um novo edital, denominado Prêmio Cultura na Palma da Mão. A premiação dispõe de recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc, redirecionados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Publicado no Diário Oficial do Estado do final de semana, o edital pode ser acessado no site da pasta. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 17.

O Cultura na Palma da Mão é voltado a iniciativas que possam ser desenvolvidas nas plataformas virtuais, como Instagram, Facebook e YouTube. É dividido em cinco categorias: Difusão Artística; Culturas Periféricas; Culturas Rurais; Memória e Tradições; Cultura LGBTQIA+.

Deficiência física ou intelectual

No ano de 2019, um em cada 10 pessoas com dois anos ou mais de idade na Bahia tinha alguma deficiência física ou intelectual. O percentual no estado é de 10,3%, e foi identificado na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) - Ciclos de Vida, realizada pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dado coloca a Bahia como o 4º maior percentual de pessoas com deficiência do país, bem próximo de Ceará (10,6%) e Paraíba (10,7%), que ficavam, respectivamente, com a 3ª e 2ª posições. Sergipe liderava esse ranking, com 12,3% da população relatando alguma deficiência.

De acordo com o IBGE, no outro extremo, Distrito Federal (5,2%), Mato Grosso (5,6%) e Roraima (5,9%) tinham os menores percentuais da população de dois anos ou mais de idade com alguma deficiência. 

No Brasil como um todo, 8,4% das pessoas nesse grupo de idade (17,258 milhões, em termos absolutos) informaram alguma deficiência.

Grafite nas estações de metrô

Com o intuito de tornar os espaços urbanos mais significativos e valorizar a arte baiana, CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, em parceria com a Maré Cheia Produções Criativas e Sustentáveis e a Colecult buscaram no grafite e na capoeira uma solução que tem chamado a atenção dos clientes. Desde junho é possível visualizar, na altura da Estação Brotas do Metrô, um painel homenageando a capoeira, arte de rua tipicamente baiana. Há poucos dias, em agosto, uma segunda obra foi finalizada, desta vez na altura da Estação Flamboyant do Metrô, também homenageando a capoeira, e em especial o mestre Cobrinha Verde.

Nova vacina para a Covid-19

O Senai Cimatec está conduzindo testes de uma nova vacina para a Covid-19, a repRNA . O fármaco foi desenvolvido pela empresa norte-americana HDT Bio Corpe e no Brasil conta com o a parceria do Senai Cimatec. Trata-se do primeiro imunizante com o replicon de RNA,  molécula capaz de se autoamplificar e ser reconhecido pelo organismo como um RNA mensageiro.

A previsão é que dentro de um ano o Senai tenha realizado todas as fases de testes do imunizante e tenha registrado o produto no Brasil, segundo parâmetros da Anvisa. Na primeira fase, a previsão é de que 90 voluntários, com idades entre 18 e 55 anos, participem do processo.

No Brasil, o desenvolvimento do imunizante tem o apoio científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). No Cimatec, o projeto está sob a responsabilidade do Instituto Senai de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde.

Taxa de paternidade

Antes da pandemia, a Bahia era o terceiro estado brasileiro em número de homens de 15 anos ou mais de idade com pelo menos um filho. O dado consta na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) - Ciclos de Vida, realizada pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento apontou que em 2019, quase sete em cada 10 homens baianos (67,1%) dessa faixa etária já haviam tido pelo menos um filho.  O número representava 3,771 milhões de pais na Bahia.

A “taxa de paternidade” no estado era maior que a do país como um todo (64,6%) e ficava abaixo apenas das verificadas em Mato Grosso do Sul (69,8%) e Goiás (67,7%). Os resultados obtidos pelo IBGE mostram que Distrito Federal (59,8%), Amapá (60,6%) e Ceará (61,8%) têm a menores taxas.

Conforme a PNS, a proporção de homens que já tiveram filhos cresce com o aumento da idade, ficando na faixa de 90% entre aqueles de 60 anos ou mais. Isso ocorre no país como um todo e em todas as unidades da Federação. Mas a Bahia se destacava nacionalmente com um percentual relativamente alto de pais entre os homens de 15 a 29 anos.