Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

06/09/2021 06h31

Foto: Divulgação

20 anos dos atentados de 11 de setembro

Em 2021, os atentados terroristas às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, completam 20 anos. Os ataques que chocaram o mundo provocaram mudanças significativas nas regras relacionadas à security, no âmbito da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e também nos regramentos brasileiros. 

Para relembrar esse fato e debater as transformações provocadas por ele, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apresenta na próxima sexta-feira (10), às 14h, o Webinário: 20 anos dos atentados de 11 de setembro e os impactos em AVSEC.

Para relembrar esse momento significativo da história humana e da aviação mundial, a Anac convidou o senhor Kenric Greene, Professor Adjunto na Embry-Riddle Aeronautical University.

O evento, livre para todos os públicos, terá transmissão no canal da ANAC no YouTube, com áudio original em Inglês e também com tradução simultânea em Português. Os participantes poderão, ainda, enviar perguntas ao palestrante. Não é necessária inscrição para participar deste evento.

Vacinação suspensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que a vacinação contra a Covid-19 na capital baiana será suspensa nesta segunda-feira (6) e terça (7) devido ao feriado prolongado da Independência do Brasil, no 7 de setembro. Segundo a prefeitura, a estratégia será retomada na quarta-feira (8).

Com a suspensão, a aplicação das primeiras, segundas e terceiras doses serão interrompidas na cidade. Até às 16h do domingo, pessoas com 17 anos ou mais receberam a primeira aplicação. Além disso, as segundas doses foram antecipadas e o reforço foi oferecido para idosos com mais de 80 anos, que tomaram as duas doses de vacina até o dia 2 de setembro.

Crédito para estudantes e recém-formados em Medicina

Em parceria com a fintech financeira Provi, a startup baiana Sanar anunciou um programa de empréstimo pessoal focado em estudantes e recém-formados em Medicina. De acordo com as empresas, os médicos com até dois anos de formados podem solicitar o crédito de até R$ 50 mil, com taxa de juros de 2,5% ao mês. No cadastro, é preciso apresentar um documento oficial com foto e a carteira do Conselho Regional de Medicina. 

O Custo Efetivo Total do Sanar UP Empréstimo, índice que engloba todas as taxas, é composto apenas pela taxa de juros e o IOF (imposto obrigatório). Não há cobrança de nenhuma taxa administrativa. As solicitações e busca por mais informações devem ser feitas pelo site https://up.sanar.com.br/

Curso do NuLab Salvador

Um curso para formação de 100 programadores será lançado em Salvador pelo Nubank. A iniciativa é da NuLab Salvador, um centro de inovação e tecnologia do banco na capital baiana, que promete formar as turmas até o segundo trimestre de 2022.

As aulas serão ministradas entre as escolas digitais Cubos Academy e Allura. Além disso, os cursos serão 100% online e focados no desenvolvimento de soluções móveis e seus sistemas.

Ao final dos cursos, os alunos se juntarão para desenvolver algum trabalho de impacto social positivo na comunidade de Salvador.

As inscrições já começaram e são focadas para pessoas que moram na Bahia. 70% das vagas são para moradores de Salvador e Região Metropolitana.

O programa também terá critérios para distribuição das turmas, a fim de garantir a inclusão de alunos autodeclarados pretos ou pardos, mulheres e pessoas com deficiência. 

Para saber mais sobre os cursos e inscrições, acesse este link ou o site https://cubos.academy/cursos/nubank

Instituto SOMOS

Desde 2017, a Cogna, empresa do setor de educação, oferece bolsas de estudo integrais a estudantes “com alto potencial acadêmico e baixas condições socioeconômicas”, por meio do programa do Instituto SOMOS, braço social da SOMOS Educação. O Somos Futuro deste ano já está com inscrições abertas, até o dia 19 de setembro. Na Bahia, há duas instituições de ensino participantes: a Escola Que Mimo, em Guanambi, e a Escola Progresso, em Ilhéus. 

Para participar da seleção, é preciso ser aluno de escola pública do 9º ano do Ensino Fundamental II. Na edição de 2021, serão disponibilizadas 292 bolsas de estudo para os três anos do Ensino Médio, em uma das 110 escolas parceiras, distribuídas por 84 cidades de 14 estados. Um dos pré-requisitos é ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos.

Interessados deverão acessar o site do Instituto SOMOS para preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, além de enviar dois vídeos – um contando sua história e outro sobre como a família irá apoiá-lo na jornada de aprendizagem. Os aprovados em todas as etapas iniciarão o ano acadêmico de 2022 com bolsa de 100% das mensalidades e materiais didáticos, com vigência para todo o período do ensino médio.

Bibliotecas onlines

A virtualização das bibliotecas tradicionais surgiu como uma forma de democratizar o acesso à informação. Assim, tornou-se aliado de professores, pesquisadores acadêmicos e demais interessados em aprender a partir de conteúdos acadêmicos com fontes seguras. Hoje em dia, através das bibliotecas virtuais, o leitor pode visualizar a obra na íntegra ou em trechos, em computadores, celulares ou tablets, de forma rápida e simples.

Um exemplo é o Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP) e da Edusp, editora da mesma Instituição, oferece uma série de e-books gratuitos em sua plataforma: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP.

Essa biblioteca virtual reúne livros digitais acadêmicos e científicos publicados acesso aberto por docentes ou funcionários técnico-administrativos por autores vinculados à USP. É possível encontrar mais de 360 publicações.

Outra biblioteca famosa e com acervo variado é a Domínio Público. No site, criado pelo Ministério da Educação (MEC), é possível encontrar obras literárias, artísticas e acadêmicas, de acesso gratuito. São mais de 180 mil títulos, em diversas mídias: sonoras, textuais, vídeo e imagéticas, disponíveis para baixar gratuitamente.

Outro importante espaço que também tem acesso gratuito é a Biblioteca Digital da Unicamp, uma das primeiras que começaram com as teses e dissertações feitas pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição. Atualmente, conta em seu acervo dissertações, pesquisas em andamento, teses, obras raras e muito mais. Entre eles está a primeira edição da obra Caramuru, de 1971.