Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

05/10/2021 06h32

Foto: Divulgação

Live Dia da MPE

Para celebrar o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa nesta terça-feira, 5 de outubro, o Banco do Nordeste promove, às 10h, em seu canal oficial no YouTube, a live Dia da MPE, com uma palestra do escritor e consultor Fernando Dolabela como ponto alto da programação. O convidado abordará o tema “Como atuar de forma empreendedora diante dos desafios da pandemia”. O especialista já publicou 15 livros, entre eles o best-seller “O segredo de Luísa”, com mais de 400 mil cópias vendidas, e a obra “Oficina do empreendedor”. Fernando Dolabela é o criador da metodologia de ensino Pedagogia Empreendedora, adotada em cerca de 2 mil escolas de educação básica no Brasil e utilizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em países africanos.

As celebrações seguem durante o mês de outubro, com a entrega do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa em cada estado da área de atuação do BNB. Neste ano, o Prêmio atinge a marca de 200 empresas agraciadas desde 2015. Na Bahia, o evento ocorrerá dia 7, quinta-feira, na sede da Federação do Comércio, em Salvador.

Medidas de prevenção

O Governo da Bahia prorrogou as medidas de prevenção ao coronavírus até o dia 12 de outubro. Desta forma, continua permitida a realização de eventos e atividades com a presença de público de até 1,1 mil pessoas. São permitidas cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins, funcionamento de zoológicos, parque de diversões, museus, teatros e afins. Segue autorizada, também, a realização de eventos com venda de ingressos e presença de público de até 1,1 mil pessoas.

B-Cadastro

Os órgãos públicos e entidades conveniadas ao governo podem compartilhar dados de contribuintes por meio de uma plataforma lançada pela Receita Federal e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Chamada de B-Cadastro, a ferramenta permite a inserção e a consulta de informações como CPF, CNPJ e dados do Simples Nacional por meio da tecnologia blockchain, tida como à prova de hackers.

Com informações que não podem ser alteradas, o blockchain é definido como uma espécie de banco de dados ou de livro-razão com dados inseridos e transmitidos com segurança, rapidez e transparência. Segundo a Receita e o Serpro, a nova plataforma traz a vantagem de permitir que os dados sejam consultados de forma personalizada.

JA Talks

A Junior Achievement Bahia (JA Bahia) realiza nesta terça-feira (5) a nova edição do JA Talks. O encontro, que será online, terá como tema "A importância do associativismo e o poder do Networking". O encontro ocorre a partir das 19h, no Instagram da JA Bahia

O presidente da JA Bahia, Cezar Almeida, irá conversar sobre economia, empreendedorismo e negócios com Pedro Dornas, presidente do Lide Futuro. Os interessados podem enviar dúvidas que serão respondidas durante o bate-papo. 

Vagas de estágio na VLI

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – abriu as inscrições para seu Programa de Estágio 2022. Para se candidatar às 50 vagas ofertadas em todas as localidades onde a companhia atua – Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Tocantins, Maranhão, Sergipe e Ceará – é preciso estar cursando ao menos o 3º período de qualquer curso de bacharelado e licenciatura, bem como ter disponibilidade para estagiar por seis horas diárias.

Os interessados têm até 8 de novembro para se inscreverem no site https://www.vli-logistica.com.br/carreiras e o processo seletivo será totalmente digital. O contrato de estágio tem duração de um ano, podendo ser renovado por igual período. Os selecionados terão como benefícios: vale-refeição (oferecido nas unidades onde não há refeitório); vale-transporte e/ou ônibus fretado (dependendo da localização em que irá trabalhar); assistência médica e odontológica; Gympass (plataforma de academias, com foco em sua saúde e bem-estar); cesta de Natal; seguro de vida; além de uma rede de descontos em várias lojas, restaurantes, salões e outros.

Selo Nacional da Agricultura Familiar

O Licor Brazeiro, fabricado na cidade de Santo Antônio de Jesus (BA), conquistou o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), fornecido e gerenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por sua contribuição à economia brasileira.

Desde agosto de 2019, o Senaf, que tem o objetivo de identificar e promover os produtos da agricultura familiar, se tornou um importante diferencial às empresas.

O Selo da Agricultura Familiar é para produtos que são produzidos ou que utilizam insumos produzidos pela agricultura familiar. O processo de obtenção do selo é feito por meio de auditagem de notas fiscais e exige um volume mínimo de compras anuais para obter e manter a certificação.

O Licor Brazeiro é o primeiro e o único licor do estado da Bahia a conquistar este selo. 

Plataforma online interativa Brasil Aberto

Com o objetivo de favorecer o acompanhamento dos projetos e ações realizados no país, o Banco Mundial lançou a plataforma online interativa Brasil Aberto, com informações sobre seus estudos e operações no país, no período de 2018 a 2023. Segundo a organização multilateral, a iniciativa visa ainda fomentar a transparência e aprimorar suas relações com o poder público e a sociedade em geral.

O Brasil Aberto apresenta informações detalhadas sobre a produção de conhecimento do banco, nos estudos e diagnósticos sobre o país e sobre os projetos em desenvolvimento, com recursos inteligentes de supervisão e monitoramento de resultados. Por meio da plataforma, é possível acompanhar as ações desenvolvidas pelo Banco Mundial, com indicadores que medem o progresso e metas alcançados.

Os dados são alimentados por informações oficiais disponibilizadas por órgãos do governo federal, como o Banco Central, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de outras fontes, como o próprio Banco Mundial, o que possibilita uma atualização quase em tempo real.