Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

22/11/2021 06h24

Foto: Divulgação 

Número de casamento cresce

Dados coletados pelos Cartórios de Salvador apontam um crescimento nos casamentos de 40% entre janeiro e outubro de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado. A vacinação contra a covid-19 é um dos fatores que justificam o aumento da confiança.

Nos dez primeiros meses deste ano, foram realizadas 9.869 celebrações civis, frente a 7.026 matrimônios realizados no ano passado. A tendência de alta começou a ser verificada logo em janeiro, quando os números de 2021 ultrapassaram os de 2020. Naquele mês, totalizaram-se 1373 casamentos, enquanto em 2020, os números foram fechados em 1277. Já o maior crescimento percentual se deu de agosto para setembro, quando os casamentos aumentaram 37%.

Na Bahia, o aumento foi de 29% entre janeiro e outubro de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos dez primeiros meses deste ano, foram realizadas 42.136 celebrações civis, comparado a 32.604 matrimônios realizados no ano passado

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados nacionais administrada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen/BR), entidade que representa os 7.654 Cartórios de Registro Civil do Brasil, distribuídos em todos os municípios e distritos do país.

Riscos da Mudança do Clima nos Portos

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH divulgam o estudo contendo o levantamento das principais ameaças climáticas, riscos e impactos da mudança do clima e o ranking dos 21 portos públicos brasileiros analisados sob maior risco climático atual.

O Sumário Executivo Impactos e Riscos da Mudança do Clima nos Portos Públicos Costeiros Brasileiros será apresentado nesta segunda-feira (22), às 10h, na sede da Antaq, em Brasília (DF). O evento contará com a presença de autoridades da Antaq, Ministério da Infraestrutura e da GIZ.

NATALL Inclusive

Após um ano suspenso em decorrência da pandemia da covid-19, o Natal da Salvador Invisível terá uma ceia para até 200 pessoas em situação de rua da capital baiana. A ação, batizada de “NATALL Inclusive”, acontece no dia 18 de dezembro, das 17h às 22h, na Praça da Piedade, e conta com a doação do público para a sua realização. O evento terá ainda com peça teatral, roda de conversa, apresentação musical e homenagem às vítimas da covid-19.

As contribuições para o “NATALL Inclusive” podem ser realizadas através do Pix de chave [email protected] (Fagner Coelho Vieira).

Doador Voluntário de Sangue

A Fundação Hemoba realiza, a partir desta segunda-feira (22), uma semana de atividades especiais em celebração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 deste mês. As ações seguem até sábado (27), em diversas unidades da Hemoba em todo o estado, e contarão com coletas externas, horários diferenciados e atrações culturais para homenagear doadores e incentivar novas doações.

Com o tema ‘Heróis da vida real. Nosso superpoder tá no sangue!’, a nova campanha tem como objetivo prestar uma homenagem aos profissionais da saúde e aos doadores fidelizados que possibilitaram o pleno funcionamento das atividades da Hemoba durante a pandemia.

Ainda como parte da iniciativa, a unidade móvel de coleta da Hemoba ficará estacionada no Hospital das Clínicas, no bairro do Canela, recebendo candidatos à doação de sangue e cadastro de medula óssea em horário especial, das 8h às 17h, de terça-feira (23) a sexta-feira (26). Nos postos do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping os atendimentos acontecerão de segunda (22) a sábado (27), das 9h às 18h.

Violência contra a mulher

Os riscos do feminicídio é o tema da campanha lançada com o slogan “Violência contra a mulher: sua evolução leva ao feminicídio. Observe os sinais. Denuncie”. A iniciativa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), integra as ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A campanha nacional abrange a produção de vídeos, spots para uso em rádio comunitárias e parceiras, cards educativos, enquetes interativas destinadas às redes sociais, cartazes, folders e outras peças de cunho publicitário. Os materiais também têm a proposta de estimular a cultura da denúncia. 

O Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher, é uma das principais ferramentas para iniciar o acionamento de toda a rede de proteção às pessoas em situação de violência.

No que se refere aos números do Ligue 180, apenas de julho do ano passado a novembro deste ano, mais de 97,4 mil denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher foram registradas. Outras violações somaram mais de 24,5 mil casos no período.

Selo de Certificação Codecon Lojista Legal

Na terça-feira (23) será realizada mais uma edição do projeto Selo de Certificação Codecon Lojista Legal. Desta vez a atividade ocorrerá no Cine UCI Orient, localizado no 3º piso do Shopping da Bahia. Esta será a nona turma formada pelo projeto.

Para participar os interessados deverão se inscrever previamente por meio do link https://bit.ly/3Dy5Obq. O preenchimento do formulário deve ser efetuado até esta segunda-feira (22).

A atividade, promovida pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), possui o objetivo de informar de maneira prática os deveres e direitos assegurados aos fornecedores pelo CDC, visando à educação e harmonização nas relações de consumo. Dentre os temas que serão abordados na capacitação estão a fabricação, comércio em geral, importação de produtos e serviços de assistência técnica, financeiros e bancários.

Agricultura Familiar e Economia Solidária

Estão abertas, até 30 de novembro, as inscrições para a 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontecerá no período de 15 a 19 de dezembro de 2021, em formato híbrido, presencial e virtual.  

Podem se inscrever empreendimentos da agricultura familiar, economia solidária, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária, de toda a Bahia. O edital está disponível no site www.sdr.ba.gov.br, com as orientações para a realização das inscrições.  

O evento que chega ao 12º ano consecutivo, tem entre seus objetivos contribuir para a apresentação e promoção de alimentos saudáveis e demais produtos originários da agricultura familiar, assentamentos da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e da economia solidária, dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. 

Este ano, a edição presencial da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, acontecerá no Parque Costa Azul, na orla de Salvador. No local, serão montados 27 estandes, onde serão comercializados mais de 1.500 produtos de diversas regiões do estado.

Natalidade intensa em Salvador

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um estudo que aponta queda da natalidade intensa em Salvador. Em 2020, nasceram e foram registradas 29.731 pessoas na capital baiana, um número 9,3% menor do que o de 2019, com menos 3.049 nascimentos em um ano. O total de crianças nascidas e registradas em Salvador foi o menor desde 1974, início da série das Estatísticas do Registro Civil, quando 28.787 pessoas haviam nascido e sido registradas no mesmo ano. Naquela época, porém, registros tardios (realizados mais de um ano após o nascimento) representavam quase metade do total (47,9%).

A redução do número de crianças nascidas e registradas na capital entre 2019 e 2020 (-9,3% ou menos 3.094 nascimentos) foi a maior em 20 anos, desde 2000 (-5.271 nascimentos frente a 1999 ou -12,3%). Todas as capitais apresentaram recuo no número de nascimentos em 2020. Salvador teve a quarta maior queda absoluta, atrás de São Paulo/SP (menos 12.446 nascimentos), Rio de Janeiro/RJ (-4.447) e Brasília/DF (-3.070). Em percentuais, os maiores recuos ocorreram em Rio Branco/AC (-14,8%), Macapá/AP (-13,4%) e São Luís/MA (-13,1%). A queda percentual de Salvador (-9,3%) foi a 8a maior.