Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

30/11/2021 06h29

Foto: Divulgação

Brasileiros na África do Sul

Pelo menos 230 brasileiros que estão na África do Sul não poderão voltar ao Brasil por conta do surgimento da variante Ômicron. De acordo com diplomatas brasileiros da África do Sul, até a tarde da segunda-feira (29) a retenção dos brasileiros no país se deu após o cancelamento dos voos por medo da nova variante. 

Os viajantes pediram auxílio diplomático para sair da região, de acordo com o Consulado do Brasil na Cidade do Cabo. As companhias aéreas cancelaram as decolagens do país depois que diversas nações fecharam as fronteiras para passageiros procedentes do sul da África, alegando receio de propagação da nova cepa.

Vale lembrar que atualmente não há voos comerciais diretos entre Brasil e África do Sul, o que dificulta a saída dos brasileiros do país. Mesmo países que habitualmente fazem escala para passageiros brasileiros, como Emirados Árabes e Catar, passaram a vetar voos procedentes da África do Sul. Outra escala comum para brasileiros é a Etiópia, que vive um conflito e está em estado de emergência decretado pelo governo.

Resultado da campanha 'Troco Solidário’

O grupo Atakarejo, liderado pelo empresário Teobaldo Costa, realizou duas doações. As instituições contempladas foram o Hospital Martagão Gesteira e o Hospital Santo Antônio das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que receberam cheques no valor de R$ 300 mil. 

O dinheiro arrecadado é proveniente da campanha 'Troco Solidário' feito pela rede de supermercado nos anos de 2020 e 2021.

Cosméticos 100% vegana

Motivados em promover o autocuidado ligado à natureza e o olhar para a beleza autêntica, o casal de empresários Alana Sales e Rogério Silva desenvolveram a "Dumato", uma empresa de cosméticos 100% vegana e sustentável, que acaba de ser lançada no mercado baiano trazendo fortes referências à nossa identidade afro-brasileira.  Os produtos em breve estarão à venda no site e instagram @soudumato

Produzida à base de extratos botânicos e ingredientes naturais, a Dumato trabalha com uma cadeia integrada do início ao fim, envolvendo agricultura familiar, fabricação artesanal, cruelty free, reciclagem e logística reversa. A empresa inicia com um portfólio de produtos que contempla sabonetes bioativos em barra, limpadores faciais de argila e sabonetes de limpeza energética, inspirados na energia dos Orixás, que vão além do tratamento físico, mas propõe um cuidado interior. Os idealizadores contam que o propósito da linha Dumato não é disfarçar imperfeições, mas tratar e evidenciar o que cada um tem de belo, no seu natural.

Rede SAC só com comprovação da vacina

Os atendimentos presenciais nas unidades da Rede SAC em todo o estado estarão condicionados, a partir de quarta-feira (1º), à comprovação da vacina contra a Covid-19. Com isso, os usuários precisam apresentar o documento fornecido no momento da imunização ou o Certificado Covid, obtido pelo aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde. A plataforma está disponível para Android e iOS e também pode ser acessada pelo endereço conectesus.saude.gov.br.

Caso o cidadão tenha perdido o cartão de vacinação ou se as informações do Certificado Covid não estejam atualizadas, é possível solicitar a correção dos dados ou a emissão da segunda via do documento na unidade de saúde onde recebeu a vacina. Outra opção é apresentar o resumo da vacinação fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em caso de dúvidas, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o www.sac.ba.gov.br e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Apae Salvador

Considerada o grande atrativo do maior Natal de Rua do Brasil, a Vila de Natal, montada no Campo Grande, conta com um stand especial da Apae Salvador. No espaço, o público pode conferir trabalhos feitos por integrantes do núcleo produtivo e do ateliê coletivo de artes visuais da entidade, formado por mães e jovens assistidos pela Instituição.

Entre os itens disponíveis, estão quadros, ecobags, peças diversas em crochê, panos de prato pintados à mão, sacolas, tapetes, entre outros.

Rejeição à vacina

O Brasil figura como o país com menor rejeição à vacina na América Latina, de acordo com uma pesquisa realizada em parceria pelo Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Os dados levantados pelo estudo mostram que, enquanto a taxa de hesitação vacinal na América Latina é de aproximadamente 8%, no Brasil ela gira em torno de 3%. Além disso, enquanto, na média, 51% dos latino-americanos já se vacinaram contra a covid-19, esse índice está em cerca de 75% no Brasil.

Cafés baianos

A cada ano, os cafés baianos têm seus aromas e sabores mais valorizados em todo o mundo. É o que comprova a lista de vencedores da Cup of Excellence 2021, principal concurso de qualidade do mundo para cafés. Na fase internacional da premiação, quando os produtos inscritos são avaliados por jurados de diversos países, foram indicados 7 produtores baianos entre os 38 premiados.

Na lista, destacam-se produtores de Rio de Contas, como a Fazenda Pedro Rodrigues, e os produtos dos cafezais de Piatã, também na Chapada Diamantina, região que se consolida cada vez mais como excelente produtora de cafés gourmet e especiais. São citados ainda a Chácara Vista Alegre, Fazenda Campo Alegre, Sítio Santa Bárbara e Chácara São Severino. A maioria dos cafés premiados são produzidos por agricultores ligados à Coopiatã, a Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã.

Carnaval na Bahia em 2022

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) se posicionou contrário à realização do Carnaval na Bahia em 2022. Em nota divulgada, o conselho alerta para o alto risco de agravamento do cenário da pandemia de covid-19 no estado, caso as autoridades governamentais autorizem a realização da folia momesca em Salvador e demais municípios baianos.

"Considerando que o estado da Bahia está com uma média acima de 3 mil casos ativos da covid-19, segundo boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesab), e considerando que apenas 54.7 % da população baiana está com o 1º ciclo vacinal completo, realizar o Carnaval em Salvador e em outras cidades da Bahia seria uma atitude completamente equivocada", diz outro trecho do comunicado.

"Vale ressaltar, ainda, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) avalia que o mundo está entrando em uma quarta onda da pandemia da covid-19, inclusive assolando diversos países europeus, como a Alemanha que vem atingindo recordes de casos de covid. A OMS alerta, ainda, que o vírus continua evoluindo com variantes mais transmissíveis, inclusive a identificada no continente africano como Omicron, classificada pela OMS como uma Variante de Preocupação", continua o Coren-BA.