Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

05/01/2022 06h33

Foto: TCE/BA - Ascom

Nova Mesa Diretora do TCE/BA

A posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) será realizada nesta quarta-feira (5), em sessão solene, às 15hs, no Auditório Conselheiro Lafayette Pondé, Plenário da Corte de Contas, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Tomarão posse, para o biênio 2022/2023, os conselheiros Marcus Presídio (presidente), Antônio Honorato de Castro Neto (vice-presidente) e Gildásio Penedo Filho (corregedor).

Apesar de ser aberta ao público, a sessão terá uma limitação no acesso de pessoas ao plenário, pela necessidade de manutenção do distanciamento social imposto pelo protocolo de cuidados preventivos da pandemia da Covid-19. O ato será transmitido ao vivo, pelo canal do TCE/BA no Youtube, e também serão colocados telões em alguns dos ambientes do edifício-sede, para que as pessoas que não puderem ter acesso ao plenário possam assistir à cerimônia.

Concurso público da Petrobras

Encerram-se nesta quarta-feira (5) as inscrições para concurso público da Petrobras. Há três anos a companhia não realiza seleção de profissionais. São 757 vagas para profissionais de nível superior, em áreas como Engenharia, Geologia, Geofísica, Análise de Sistemas, Economia e Administração. Outras oportunidades envolvem carreiras como cientista de Dados, analista de Comércio e Suprimento e analista de Transporte Marítimo.

A petrolífera oferece remuneração inicial de R$ 11,7 mil. Além do salário, a Petrobras oferece também previdência complementar, plano de saúde,  além de benefícios educacionais para dependentes. As inscrições podem ser feitas pelo site da organizadora do concurso.

Os convocados poderão trabalhar em qualquer área ou unidade, a depender da necessidade da Petrobras. Haverá reserva de 8% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras (pretos e pardos). A prova está prevista para dia 20 de fevereiro e será realizada nas capitais de todos os estados do Brasil, além do Distrito Federal.

Restauração de obras

Com um investimento de aproximadamente R$ 87 milhões, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional contabiliza 24 obras de restauração concluídas em 2021. Além disso, o órgão foi destaque internacional com o reconhecimento do Sítio Roberto Burle Marx como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

No quesito tombamento de edificações, o Edifício Sede da Cruz Vermelha Brasileira, no Rio de Janeiro; a Fazenda Sant’Ana do Rio Abaixo, em São José dos Campos; a Antiga Rodoviária de Londrina, no Paraná; entre outros, passaram a integrar a lista do Patrimônio Cultural tombado a nível federal.

A valorização do Patrimônio Imaterial brasileiro também esteve no foco de atuação do instituto, com a marca de 52 bens imateriais registrados. O destaque fica por conta do reconhecimento das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural. Por fim, foram realizadas ainda nove revalidações de títulos de Patrimônio Imaterial.

Doações de insumo para hospitais

O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, realizou a doação de 270 mil unidades de insumo para hospitais da região de Itabuna, uma das mais afetadas pelas chuvas que atingiram a Bahia neste último mês.

Entre os itens doados estão seringas, máscaras, luvas, soro fisiológico, álcool gel, entre outros. A empresa doou ainda 18,7 mil toneladas de alimentos para a população da região. Os itens estão previstos para chegar nos próximos dias.

Marisa Monte

A turnê “Portas” de Marisa Monte desembarca em Salvador nos dias 6 e 7 de maio, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Os ingressos para a tão esperada apresentação começam a ser vendidos nesta quarta-feira (5), a partir das 12h, pela Sympla e bilheteria do teatro. Além das canções do novo álbum, o repertório do show destaca os momentos importantes da carreira de mais de três décadas da cantora e compositora.

“Flurona”

Casos de flurona, testes positivos para covid-19 e Influenza ao mesmo tempo, como o identificado em Israel no último fim de semana, já começam a surgir no Brasil. Pelo menos três estados, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará, já registraram seis casos da coinfecção, que por contar com o ataque simultâneo de dois vírus ao organismo, pode apresentar quadro sintomático mais grave.

Segundo especialistas, a tendência é que a incidência desses quadros aumente, em função da circulação dos dois vírus, altamente transmissíveis, ao mesmo tempo. O Rio de Janeiro, por exemplo, vive uma epidemia de Influenza enquanto ainda passa pela pandemia da covid-19. Os órgãos de saúde alertam para a importância de se manter a vacinação em dia, além de passar pela testagem para que o tratamento seja o mais adequado.

Gal Costa

Em março será lançado um livro que vai mostrar a vida e a obra da cantora Gal Costa, com textos inéditos e fotos. A coordenação é de Ana Basbaum e a organização é de Leo Lichote, Omar Salomão e Marcus Preto, este último diretor artístico do show As Várias Pontas de uma Estrela. A pesquisa fica a cargo do jornalista Renato Vieira e do produtor Arlindo Hartz. 

Um dos convidados para colaborar com a publicação é o antropólogo, escritor e compositor Antonio Risério, que adiantou uma parte de seu texto em primeira mão: “Quando em algum lugar escuto alguém falar de Gal Costa, ou simplesmente dizer seu nome, duas observações costumam me ocorrer quase de imediato. A primeira é que, para lembrar o verso do poeta chileno Vicente Huidobro, ela parece ter feito um pacto secreto na garganta com algum rouxinol-uirapuru. Daí que eu leia o seu nome até na palavra inglesa para rouxinol: nightingale, nightingal. A segunda observação diz respeito justamente a uma consequência desse pacto secreto: a qualidade – meraviglia – do timbre de sua voz. E é por isso que sempre digo que o canto de Gal é ecológico, num sentido muito preciso. Vale dizer: quando Gal canta, quando sua voz ondula na pele do ar, o ambiente à sua volta, qualquer que seja, se transfigura. Gal, o canto de Gal, é qualidade de vida”.  

Preservação do sigilo

Foi sancionada a Lei 14.289/22 que obriga a preservação do sigilo sobre a condição de pessoa infectada pelos vírus da imunodeficiência humana (HIV), de hepatites crônicas (HBV e HCV) e de pessoa com hanseníase e tuberculose, no âmbito dos serviços de saúde; dos estabelecimentos de ensino; dos locais de trabalho; da administração pública; da segurança pública; dos processos judiciais e das mídias escrita e audiovisual.

O texto proíbe a divulgação, seja por agentes públicos ou privados, de informações que permitam a identificação dessas pessoas. Já o sigilo profissional somente poderá ser quebrado nos casos determinados por lei, por justa causa ou por autorização expressa da pessoa com o vírus. Se a pessoa for menor de idade, dependerá de autorização do responsável legal.

Os serviços de saúde, públicos ou privados, e as operadoras de planos privados de assistência à saúde estão obrigados a proteger as informações relativas a essas pessoas, bem como garantir o sigilo das informações que eventualmente permitam a identificação dessa condição.

A obrigatoriedade de preservação do sigilo recai sobre todos os profissionais de saúde e os trabalhadores da área de saúde.