Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

22/01/2022 06h26

Foto: Divulgação

Chaves Pix

O Banco Central (BC) anunciou um vazamento de dados pessoais de 160,1 mil chaves Pix sob responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento. Em nota, o BC afirmou que houve falhas no sistema da empresa e ressaltou que dados sensíveis e protegidos pelo sigilo bancário, como senhas, saldos e informações de movimentações, não foram expostos.

O fato aconteceu entre 3 a 5 de dezembro do ano passado. As informações vazadas seriam de nome de usuário, CPF, instituição de relacionamento, número da agência e da conta.

As chaves Pix são uma identificação da conta para facilitar as transações. Elas podem ser um número de telefone, CPF ou CNPJ, um e-mail ou até uma chave aleatória alfanumérica. Atualmente existem 365,7 milhões de chaves para pessoa física e 15,5 milhões para empresas.

Queda no número de doações de sangue

A Fundação Hemoba tem sofrido o impacto no movimento de doadores de sangue devido ao aumento nos casos de infecções por covid-19 e por gripe influenza na Bahia. As contaminações tornam os doadores inaptos à doação por um determinado período. A inaptidão por gripe, por exemplo, aumentou mais de 300% em relação ao mesmo período do ano passado.  

Todos os anos, entre dezembro e janeiro, a Hemoba registra uma queda no número de doações de sangue, devido às festas de fim de ano e temporada de férias, mas desde a nova onda de contaminação pelo coronavírus, a situação está ainda mais delicada.  Até o momento já são 102 voluntários impedidos de doar por apresentar algum sintoma gripal, contra 25 no mesmo período do ano passado. 

Pessoas que estão gripadas ou que testaram positivo para covid-19 devem aguardar o período de 15 dias após o total desaparecimento dos sintomas para realizar a doação de sangue. Já quem tomou a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac, deve aguardar 48h para realizar a doação. As demais vacinas contra a covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Janssen, impedem a doação de sangue por 07 dias. 

Desfile das escolas de samba

O aumento de casos da covid-19 provocado pela variante Ômicron em todo o país resultou no cancelamento do Carnaval de rua em diversas cidades. Agora, até o desfile das escolas de samba está ameaçado.

Após uma reunião entre os prefeitos de São Paulo, Ricardo Nunes, e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi anunciado que o desfile das escolas de samba das duas cidades, que aconteceria em fevereiro, foi adiado para o feriado prolongado de Tiradentes, que começa em 21 de abril, uma quinta-feira.

Doações de itens de enxoval

Com o objetivo de apoiar as famílias baianas atingidas pelas fortes chuvas do final do ano, a Aviva, detentora dos destinos Costa do Sauípe, na Bahia, e Rio Quente, em Goiás, recolheu doações de itens de enxoval nos primeiros dias de 2022. Ao todo, foram mais de 9 mil itens, entre peças de roupa de cama, travesseiros e lençóis, além de algumas peças de vestuário, somando mais de 4 toneladas.

As doações de Rio Quente foram entregues à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que fica na cidade de Jitaúna, na Bahia, e que ficará responsável pela distribuição dos itens. Já Costa do Sauípe fez doações à Central Única das Favelas, que será responsável por direcionar os itens.

Pacientes com dor aguda e crônica

Foi realizada na sexta-feira (21), em Salvador, a primeira cirurgia eletiva para tratamento de pacientes com dor aguda e crônica, utilizando tecnologia inédita no Norte/Nordeste. A cirurgia, realizada pelo ortopedista Dr. Pedro Brandão (@pedroregobritobrandao), especialista em Tratamento da Dor, fez uso da Microesdoscopia Sonovisível, que proporciona maior segurança e precisão cirúrgica.

O procedimento foi realizado no Pró Alívio Day Hospital (@proalivioday), na Avenida Professor Magalhães Neto, através do sistema EvoTouch, que garante um rastreamento visual direto durante a cirurgia, que antes era realizada às cegas. Com o uso do equipamento, que conta com apenas três unidades em todo o Brasil – um em São Paulo, outro no Rio de Janeiro e, agora, mais um na Bahia –, é possível uma recuperação mais rápida, com alta no mesmo dia.

SAC Móvel no extremo sul

Mais três cidades do extremo sul baiano recebem as carretas do SAC Móvel. As unidades atendem agora os moradores de Vereda, Jucuruçu e Jiquiriçá. Os serviços disponíveis são RG, CPF e Antecedentes Criminais, além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). O atendimento é 100% gratuito, incluindo a carteira de identidade, e a fotografia para o documento é feita no local.

O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h30, por ordem de chegada.

Em atenção às famílias atingidas pelas fortes chuvas, o SAC Móvel está no extremo sul do estado desde o dia 17 de dezembro. Durante o período, já atendeu as populações de Itamaraju, Medeiros Neto, Prado, Itambé, Ubaíra e Dário Meira. No total, o serviço já contabilizou mais de 10,5 mil atendimentos na região.

Em Vereda, a unidade fica de 25 de janeiro a 3 de fevereiro, na Rua Joaquim Gobira, próximo à Rodoviária. Em Jucuruçu, também de 25 de janeiro a 3 de fevereiro, na Praça Izabel Alves da Silva, próximo ao Mercado Novo, e em Jiquiriçá, de 3 a 12 de fevereiro, na Praça Dom Florêncio, próximo à Prefeitura.

Perdas de aprendizagem

Para quatro em cada dez brasileiros (43%) as perdas de aprendizagem ao longo da pandemia são consideradas irrecuperáveis, segundo dados de pesquisa do Datafolha, encomendada pelo Instituo Unibanco. Entre mulheres, o índice é de 47%. Entre pais e mães, 48%.

No público de homens e pessoas mais jovens, de 16 a 24 anos, a visão é mais positiva: 61% e 71% acreditam que as perdas podem ser recuperadas. Em contrapartida, as perdas são vistas como irrecuperáveis por 39% dos homens e 28% dos mais jovens - 1% dos mais jovens não soube responder.

Outro dado da pesquisa apresentou perguntas sobre a importância da educação durante a pandemia. Para 47% dos brasileiros, houve redução da importância da educação no período.

Já para 39% das pessoas mais jovens (de 16 a 24 anos) e 43% de pessoas das classes sociais A e B a visão é mais positiva: a importância aumentou. Por outro lado, 40% dos brasileiros de 25 a 24 anos e 52% dos mais pobres apresentaram uma opinião negativa.

Entretanto, os brasileiros afirmaram que os itens mais importantes em relação ao papel da educação na vida de uma pessoa são: ter mais conhecimento (25%), conseguir um emprego (21%) e ser respeitado na sociedade (16%).