23/03/2020 05h49
Foto:Divulgação
Disque Coronavírus
Para prestar orientação e esclarecimentos à população, com rapidez e agilidade, durante a pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado da Bahia lançou o Disque Coronavírus, em parceria com a Ufba e a Fiocruz. A medida faz parte do Plano de Ação de Enfrentamento ao Covid-19.
Estudantes do quinto e sexto ano de medicina, supervisionados por médicos, poderão ser contatados gratuitamente pelo número 155, para auxiliar a população e evitar a circulação de pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde. Até o momento, mais de 1,2 mil estudantes se voluntariaram para esta ação, segundo a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
O Disque Coronavírus é um serviço gratuito, idealizado pela Fiocruz e Ufba, e recebeu apoio do Governo do Estado, através das Secretarias de Saúde (Sesab), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Planejamento (Seplan) e da Infraestrutura (Seinfra). Também aderiram à ação as quatro universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uefs e Uesb), a Escola Bahiana de Medicina, a FTC Salvador e a UFRB.
Os estudantes das instituições citadas, bem como os médicos supervisores, serão certificados pelo serviço. Aqueles que possuam interesse em se voluntariar, devem procurar as coordenações das respectivas universidades parceiras nesta ação.
Retorno ao país de viajantes brasileiros
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) passou a disponibilizar, a partir deste domingo (22), um formulário online para receber informações de brasileiros que têm passagem de retorno ao Brasil já comprada, mas não estão conseguindo voltar.
O cadastro servirá como base para que agentes da agência possam viabilizar o retorno ao país de viajantes brasileiros e estrangeiros previamente autorizados e que tiveram seus voos cancelados em outros países, a exemplo dos que estão com restrições para deslocamento aéreo.
De acordo com a Anac, o formulário dispõe de 15 perguntas, entre questionamentos quanto à localidade e por quem está acompanhado, além de companhia aérea e para qual destino deseja retorno.
Medo de ser infectado pela Covid-19
Em pesquisa realizada por telefone devido à pandemia de coronavírus, o Datafolha constatou que, de 1.558 pessoas ouvidas, 74% têm medo de ser infectado pela Covid-19. A apuração, realizada entre quarta (18) e sexta-feira (20), tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Quanto às ações, que ocorrem por todo país para tentar conter a circulação do vírus, têm alta aprovação: 92% dos cidadãos concordam com a suspensão de serviços, aulas, viagens internacionais e demais atividades. Já o comércio, divide opiniões. Dos ouvidos, 46% são a favor e 33% contra. Outros 21% aprovam parcialmente. A proibição de celebrações evangélicas é aprovada por 82%. O fechamento das fronteiras também tem o apoio da maioria: 92% prefere que o Brasil feche as ligações com outros países.
A pesquisa também contatou que as mulheres são mais preocupadas: 44% têm muito medo, enquanto 35% dos homens afirmam temer a doença.
Congresso Mundial dos Arquitetos
O 27º Congresso Mundial dos Arquitetos, marcado para julho deste ano, na cidade do Rio de Janeiro, foi adiado para o período de 18 a 22 de julho de 2021. A decisão foi tomada pelo comitê executivo do evento, que esperava reunir 20 mil pessoas na capital fluminense. O adiamento foi causado pela pandemia do novo coronavírus e, de acordo com nota publicada pelos organizadores, pelas dificuldades e ameaças à saúde que podem ser causadas pelo deslocamento de participantes de outras nacionalidades.
O congresso, promovido pela União Internacional de Arquitetos, já contava com inscritos e palestrantes de mais de 60 países. Todos os eventos que antecediam o congresso, como exposições, seminários e palestras, serão remarcados assim que houver uma melhora da situação de pandemia.
Um dos temas do evento, a saúde urbana, deverá ganhar novo enfoque, de modo a abarcar discussões sobre os papéis da arquitetura e o urbanismo diante de grandes epidemias, como a do novo coronavírus.
São Paulo vai apoiar os artistas
A Prefeitura de São Paulo vai destinar R$ 103 milhões para apoiar os artistas da cidade em meio à crise causada pelo novo coronavírus. As medidas para restringir o contágio pela doença atingiram fortemente o setor cultural, com o cancelamento de apresentações e o fechamento de espaços culturais públicos e privados.
A prefeitura também adiou o prazo de todas as contratações artísticas do Executivo municipal, fazendo com que os shows impedidos no momento possam ser realizados em outras datas, garantindo o pagamento dos cachês.
A prefeitura administra, através da Secretaria Municipal de Cultura, 11 centros culturais, 18 casas de cultura e oito teatros, além do Theatro Municipal. Fora isso, há ainda a programação que acontece nas bibliotecas e museus.
CURIOSIDADE
Água
O planeta Terra também é conhecido como o Planeta Água por ter 71% da sua superfície coberta de águas. Apenas 3% da água do mundo é doce. Deste total, 70% está na forma de gelo ou no solo.
O corpo humano de um adulto possui até 65% de água em sua composição. Em um recém-nascido o número é ainda maior: 78%.
O nosso país é privilegiado por seus aquíferos, que armazenam a água no solo. O Aquífero Guarani é o maior do mundo; ele se estende por uma área média de 1,2 milhão de km2 e reserva, aproximadamente, 45 mil quilômetros cúbicos de água. Tudo isso dá ao Brasil a condição de ter 12% da água doce do mundo.
De acordo com a ONU, existem 783 milhões de pessoas no mundo que vivem sem água potável. Em 2025 esse número pode chegar a 1,8 bilhão. Na América Latina são 36 milhões de pessoas sem acesso à água de boa qualidade. Enquanto nos EUA as pessoas gastam, em média, 370 litros de água por dia, os africanos usam de sete a dezenove litros.
Em média, 2/3 da água do mundo é usada para a produção de alimentos, em especial à agricultura e pecuária.
Uma torneira que goteja a cada segundo pode vazar três mil litros em um ano. Em São Paulo, os vazamentos nas redes de distribuição geram desperdício de 980 bilhões de litros de água por ano, em média, 30% da água tratada no município. Em Nova York são perdidos 13 trilhões.
Para fazer uma calça jeans são necessários, aproximadamente, dez mil litros de água e para produzir um quilo de manteiga são necessários 18 mil litros de água e para um quilo de carne gasta-se 15.400 litros.
Um banho de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Uma mangueira aberta pelo mesmo tempo pode desperdiçar até 280 litros.
Se a água já é essencial em nosso dia a dia, agora mais do que nunca precisamos dela em tempos de Convid-19. Pense nisso e economize cada gota.