Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

25/03/2020 05h41

Foto: Divulgação

Adiar vacinação para crianças

O Ministério da Saúde recomendou às secretarias estaduais e municipais de Saúde que adiem a vacinação de crianças nesta primeira etapa da campanha de imunização contra a gripe, como forma de prevenção à contaminação pelo Covid-19. A campanha teve início para idosos acima de 60 anos.

A recomendação de adiamento para crianças foi motivada, de acordo com o Ministério da Saúde, pelo cuidado a ser adotado com os idosos, principal grupo de risco e faixa etária com maiores índices de mortalidade.  As crianças, ao contrário, são a faixa com menor índice de letalidade, mas podem contribuir para difundir o vírus. 

Assim, os pais devem aguardar para levar os filhos aos postos de saúde e outros locais de vacinação a partir do dia 16 de abril. A medida também vale para os adultos, mas com exceções para locais com alta incidência de outras doenças.

Posto no Parque de Exposições

A área do Parque de Exposições, na Avenida Paralela, em Salvador, para a instalação de um ponto de vacinação “drive-thru” da campanha contra a gripe.

Dessa forma, idosos são vacinados sem sair do carro. A medida é para evitar a aglomeração de pessoas e o contágio do novo coronavírus. A previsão é que o atendimento comece na quarta-feira (25). A vacina não combate a Covid-19, no entanto, a população com mais de 60 anos foi para o primeiro lugar da fila, porque estudos mostram que estariam mais suscetíveis às complicações do novo vírus.

Tele Coronavírus

Em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-BA), o Governo do Estado da Bahia lançou o Tele Coronavírus. Por meio do número 155, estudantes do quinto e sexto ano de medicina, supervisionados por médicos, vão orientar população quanto à incidência e prevenção da Covid-19

São, aproximadamente, 1200 estudantes e 70 médicos. Cada grupo de vinte estudantes tem a supervisão de um médico residente ou não residente, todos voluntários, que aderiram por inscrição. A ideia é especialmente voltada para evitar que pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde, neste primeiro momento, circule pelas ruas.

O Tele Coronavírus é um serviço idealizado pela Fiocruz e Ufba, recebeu apoio do Governo do Estado, através das Secretarias de Saúde (Sesab), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Planejamento (Seplan) e da Infraestrutura (Seinfra). Também aderiram à ação as quatro universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uefs e Uesb), a Escola Bahiana de Medicina, a FTC Salvador, a Unifacs, a UFRB, a UFSB e a Fesftech, esta última responsável pelo desenvolvimento da plataforma que será alimentada pelos voluntários.

Mais estabelecimentos fechados

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia suspenderá o funcionamento dos bares e restaurantes dentro do Centro de Abastecimento do Estado (Ceasa) e dos mercados do Rio Vermelho (Ceasinha), Paripe, Ogunjá e 7 Portas, a partir desta quarta-feira (25). A ação atende ao decreto municipal que visa diminuir a aglomeração de pessoas na cidade e conter o avanço do Covid-19.

Os bares e restaurantes podem optar pelos serviços de delivery, drive thru ou entrega na porta dos estabelecimentos. Os boxes de hortifrutigranjeiros, cereais e demais itens essenciais para alimentação da população seguem em funcionamento, mas obedecendo horários determinados.

Prorrogação

A Antaq prorrogou para 22 de maio de 2020 o prazo limite fixado para o recebimento de contribuições de que trata o Aviso de Audiência Pública nº 05/2020-Antaq, que tem por objeto a obtenção de contribuições para o aprimoramento da proposta de resolução normativa que dispõe sobre a realização de Análise de Impacto Regulatório – AIR e de Avaliação de Resultado Regulatório – ARR. Haverá uma audiência presencial, com data marcada para 19 de maio.

Juceb - prazos de processos

A Junta Comercial do Estado (Juceb) suspende os prazos de processos físicos e eletrônicos. Com isso, advogados e outros representantes das partes não precisarão ir às unidades da Juceb, que também tiveram atendimento suspenso em Salvador, Feira de Santana, Prado, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Simões Filho.

A suspensão publicada no Diário Oficial inclui também as sessões plenárias. Os servidores da Juceb utilizarão a modalidade de teletrabalho, para que o setor não deixe de funcionar.

Samba Piatã

A festa Samba Piatã tem uma nova data para acontecer. O evento, que precisou ser adiado devido ao surto de coronavírus no país, teve a data alterada para o dia 2 de agosto. O evento continua no mesmo local e horário, ou seja, a partir das 12h no Wet’n Wild.

Prêmio Braskem de Teatro

A 6ª Mostra do Prêmio Braskem de Teatro foi adiada. O evento tinha como objetivo colocar em cartaz novamente todos os espetáculos que foram indicados ao Prêmio Braskem de Teatro, que completa 27 edições este ano. 

Assim como as exibições, que aconteceriam entre abril e maio, a cerimônia que premiará as melhores produções baianas também foi adiada. A assessoria informou que ainda não há uma nova data.

Os vencedores das categorias Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil e Espetáculo do Interior recebem R$30 mil reais, enquanto as demais categorias premiam o destaque com R$5 mil. 

Entre os destaque que estavam concorrendo na edição de 2020 está Ana Mametto, que atua na montagem de Falcão, e concorre como melhor atriz, que ainda terá a presença de Márcia Lima (Holocausto Brasileiro),  Edvana Carvalho (Aos 50 Quem Me Aguenta?),  Fernanda Beltrão (Dois Pesos, Duas Medidas) e Véu Pessoa (por Vermelho Melodrama). Esta última, que tem direção de Jorge Alencar, lidera o número de indicações, com seis, seguido de Holocausto Brasileiro, de Diego Araúja, com cinco. 

Entre os atores, Eduardo Gomes faz a dobradinha com Véu, por Vermelho Melodrama, e quem completa a lista são os artistas  Ricardo Fagundes, por Das Coisa Dessa Vida), Jarbas Oliver (Sonho De Uma Noite De Verão Na Bahia, (Israel Barreto (O avô e o rio / Revolução) e Everton Machado (Balada De Um Palhaço). 

Entre os infantis, Sarauzinho da Calú, O Jabuti e a Sabedoria do Mundo, Tati Búfala e Eu Vou Te Dar Alegria foram indicadas na categoria. 
CURIOSIDADE

O ruído aeronáutico

É aquele oriundo das operações de circulação, aproximação, pouso, decolagem, subida, taxiamento e teste de motores de aeronaves. É um ruído intermitente ou não estacionário, com elevados níveis sonoros na sua fonte, podendo causar efeitos adversos sobre a população exposta a níveis excessivos desse tipo de ruído.

O ruído aeronáutico representa um grande desafio para uma indústria, como a da aviação civil, que possui forte previsão de crescimento nos próximos anos. A gestão dos seus impactos nas comunidades nas proximidades de aeródromos exige um equilíbrio cuidadoso entre a proteção dos moradores afetados e o reconhecimento das contribuições econômicas e sociais mais amplas da atividade de aviação.

A gestão dos problemas decorrentes do ruído aeronáutico envolve diversos entes públicos e privados, podendo citar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), operadores dos aeródromos abrangidos, operadores aéreos, municipalidades nas quais localizadas as comunidades afetadas, órgãos ambientais, entre outros.

Atualmente o tema é tratado na Anac pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 161 – “Planos de Zoneamento de Ruído de Aeródromos - PZR”. Esse regulamento estabelece a obrigação aos operadores de aeródromos da apresentação de um plano de zoneamento de ruído (PZR), requerendo, ainda, ações de compatibilização do uso do solo com os municípios abrangidos pelas curvas de ruído.

O PZR é o documento que tem por objetivo representar geograficamente a área de impacto do ruído aeronáutico decorrente das operações nos aeródromos e, aliado ao ordenamento adequado das atividades situadas nessas áreas, ser o instrumento que possibilita preservar o desenvolvimento dos aeródromos em harmonia com as comunidades localizadas em seu entorno.

Em linhas gerais, no PZR encontram-se identificadas as áreas abarcadas pelo ruído aeronáutico, vindo a servir pelas municipalidades como instrumento na tomada de decisão sobre o uso do solo no entorno dos aeródromos. De maneira ideal, as áreas mais afetadas pelo ruído não deveriam ser ocupadas por residências, escolas, hospitais etc., cabendo ao Município (Artigo 30, inciso VIII, da Constituição da República Federativa do Brasil) fazer o adequado planejamento da ocupação do solo com base nas informações previstas no PZR.