Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

28/03/2020 05h17

Foto: José Cruz - Agência Brasil

Serviços relacionados ao trânsito

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu suspender os prazos relacionados a serviços de trânsito em todos os estados. A determinação foi feita em acordo com os departamentos de Trânsito (Detrans) dos 26 estados e do Distrito Federal. A suspensão vale para todos os processos e procedimentos realizados por entidades públicas e privadas prestadoras de serviços relacionados ao trânsito.

Assim, prazos para apresentação de defesa da autuação, recursos de multas e defesa processual ficam suspensos. Da mesma forma, também estão interrompidos os prazos para transferência de veículos, para registro e licenciamento de veículos novos e para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 19/02/2020.

Também foram suspensos os prazos de recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação e para identificação do condutor infrator e, ainda, para a expedição das notificações por parte dos órgãos autuadores; assim como de licenciamento das instituições que realizam inspeção de veículos que sofreram alteração, adaptação ou alguma modificação.

Entretenimento em casa

A quarentena para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) nos deu algo muito precioso na nossa vida moderna: tempo. Atualmente, a gente vive em um mundo de hiperinformações e oferta absurda de entretenimento em casa, o que é, com certeza, um alívio para espantar o tédio, em tempos de quarentena. Só no Steam, atualmente, já são 36 mil títulos disponíveis, mais de 2 mil deles lançados só neste ano de 2020, segundo dados do site SteamSpy.

Na lista de jogos junte dois games longos como The Witcher 3 ou The Legend of the Zelda: Breath of The Wild e você já tem material para curtir semanas a fio. Os assinantes de serviços de assinatura, como Origin Access e Xbox Game Pass, também podem desde já apreciar uma biblioteca bem generosa de títulos disponíveis. Só no Xbox, já são mais de 100 games, incluindo lançamentos muito recentes como Ori and the Will of the Wisps. Coloque na lista de prioridade Metal Gear Solid: Revengeance (no PC), Undertale (PC), Uncharted: The Lost Legacy (PS4), Black Mesa (PC), Sonic Adventure 2 (PC), Luigi's Mansion 3 (Switch), Untitled Goose Game (PC)... ufa, melhor parar por aqui.

Doações de luvas

A Superintendência Regional da Receita Federal na 7ª Região Fiscal, que compreende os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, doou 5 milhões de luvas para o Ministério da Saúde. Os equipamentos haviam sido apreendidos pela Alfândega da Receita no Porto de Itaguaí, região metropolitana do Rio de Janeiro. O material doado será utilizado pelos profissionais da saúde que atuam no combate ao novo coronavírus.

A superintendência informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que diante das necessidades oriundas da pandemia, todos os trâmites legais foram agilizados para a doação. A retirada do material ocorreu no próprio porto.

Em um esforço conjunto, as superintendências regionais da Receita Federal na 9ª Região Fiscal, que abrange os estados do Paraná e de Santa Catarina, e na 7ª Região Fiscal decidiram adotar o uso de máscaras e luvas apreendidas para proteção de seus servidores, que trabalham em aeroportos, portos, regiões de fronteiras e no atendimento à sociedade. São ao todo 1,31 milhão de máscaras e 1,44 milhão de luvas.

As máscaras foram apreendidas pela Alfândega da Receita Federal no Porto Seco Rocha Top, em São Francisco do Sul (SC), e as luvas no Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Os trâmites legais foram agilizados para a incorporação dos materiais. 

CURIOSIDADE

Pacientes com doenças crônicas precisam de atenção especial

Em meio ao isolamento social determinado para evitar a disseminação do novo coronavírus, como ficam os pacientes oncológicos, que são submetidos à radioterapia e quimioterapia fora de suas residências, e os pacientes renais crônicos, que também precisam sair de casa para fazer hemodiálise, geralmente três vezes na semana, com duração de três a quatro horas por sessão?

De acordo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, os primeiros cuidados que a instituição está tendo com os pacientes oncológicos são as medidas gerais para evitar a disseminação do vírus. Entre elas, isolamento social, lavagem frequente das mãos, etiqueta de espirro.

Seguindo as recomendações das agências internacionais e dos grandes centros de tratamento de câncer em todo o mundo, o grupo de médicos do Inca está evitando tratamentos que detenham uma maior depressão da imunidade, em especial nos pacientes mais frágeis.

Higienização

Por outro lado, o Inca está mantendo os tratamentos com proposta de cura e os tratamentos nos pacientes que apresentam melhor estado geral. Nos pacientes que estão com bom estado geral, com as funções orgânicas excelentes, é mantido os tratamentos, tanto de quimioterapia, como de radioterapia. O Inca está adiando consultas de acompanhamento e de controle, “na lógica de deixar os ambientes hospitalares mais vazios e diminuir o risco de contágio entre as pessoas”. Consultas que possam ser feitas daqui a dois ou três meses, o instituto está adiando.

Em relação às cirurgias, o Inca está tentando manter, até o momento, os procedimentos cirúrgicos programados, mas está evitando aqueles procedimentos muito agressivos que demandam UTI no pós-operatório, porque já está prevendo que, em algum momento, esses leitos de UTI possam ser requisitados para o tratamento de pacientes com a Covid-19.

Procedimentos que necessitam de reconstrução, como no caso de câncer de mama após uma mastectomia, e a reversão da colostomia, estão sendo remarcados porque, se não forem feitos agora, mas daqui a alguns meses, o paciente não tem nenhum prejuízo do ponto de vista do funcionamento do organismo.

Já os pacientes que estão sendo submetidos à quimioterapia e à radioterapia não devem suspender o tratamento.

Pacientes terminais

Para os pacientes cujo quadro não é positivo, o que se torna mais evidente em oncologia, os tratamentos têm uma taxa de sucesso, ou seja, um percentual das pessoas pode ter um bom resultado, e outro pode ter complicações.

No momento, o Inca está tentando limitar ao máximo o tratamento naqueles indivíduos cuja probabilidade de benefícios é menor e a probabilidade de complicações, de efeitos colaterais, é maior. Os pacientes terminais, chamados pacientes com cuidados paliativos, merecem todo o tratamento que inclui remédio para dor, oxigênio, terapia, fisioterapia. Toda essa linha de cuidado é mantida, mas são pacientes que já não devem receber nem quimioterapia, nem radioterapia, nem cirurgia.

Quanto ao risco de contrair a Covid-19 pacientes que têm de sair de suas casas para se submeter a tratamentos de quimioterapia ou radioterapia, durante a quarentena imposta pelas autoridades em razão do novo coronavírus, o instituto tem recomendado a estratégia da etiqueta do espirro, da lavagem das mãos e, em alguns pacientes, o uso de máscaras cirúrgicas que não protegem 100%, mas diminuem o risco de contrair doenças.

Renais crônicos

Os pacientes que fazem diálise e hemodiálise não têm a possibilidade de se isolarem socialmente, como recomendam as autoridades sanitárias e de governo, porque têm de ir três vezes por semana a uma unidade de hemodiálise e fazer seu tratamento. Diálise é a técnica que visa suplementar as falhas da função renal de certos indivíduos que não conseguem eliminar água e produtos de excreção do sangue, Hemodiálise é um processo no qual uma máquina limpa e filtra o sangue do paciente renal, fazendo o trabalho que um rim doente não consegue fazer.

Pacientes com febre e sintomas respiratórios que lembrem infecção pelo coronavírus devem entrar em contato com a clínica. Lá, vai ser feita uma triagem com relação a isso e, se esse paciente é suspeito, medidas vão ser tomadas do ponto de vista clínico, sobre se ele vai continuar seu tratamento na clínica ou, se tiver sinais que impliquem em internamento, ele será internado.

Sobrevida

O presidente da SBN deixou claro que os pacientes renais crônicos têm que fazer o tratamento durante a quarentena, para garantir sobrevida. A disponibilização dos tubos capilares e dos equipamentos de proteção individual depende de auxílio das autoridades, entre as quais o Ministério da Saúde, no sentido de prover financiamento e os recursos para que as unidades de saúde possam se adaptar, principalmente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde o número de casos tem aumentado.

Os pacientes que necessitam fazer o tratamento, ou seja, “eles não sobrevivem se não forem à hemodiálise fazer esse tratamento pelo menos três vezes por semana não podem ficar em casa. Eles necessitam realizar esse tratamento”. Uma sessão de hemodiálise dura em torno de três a quatro horas.

Atualmente, mais de 130 mil brasileiros fazem hemodiálise em todo o país. Nessa situação de pandemia de coronavírus, há uma população altamente suscetível a desenvolver essa doença, que são os pacientes renais crônicos.