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Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

05/04/2022 06h29

Foto: Divulgação

Título de eleitor para adolescente

O mês de março registrou um aumento de pouco mais de 1 milhão e 50 mil adolescentes com idade de 16 e 17 anos com título de eleitor, um crescimento de 26%. A informação foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o TSE, o mês de fevereiro deste ano teve o menor número de eleitores na faixa etária da história, com cerca de 830 mil jovens com o documento.

A alta de março se deu após artistas incentivarem, nas redes sociais, a participação dos jovens nas eleições gerais deste ano. Personalidades como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes e Mark Ruffalo publicaram em suas páginas a importância da representatividade entre os mais jovens nas urnas.

Considerando as mais de 6 milhões de pessoas com 16 e 17 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de jovens com título de eleitor em 2022, até agora, representa cerca de 17,5% do total de habilitados para obter o documento.

Semana da Dança

O mês em que se comemora o Dia Internacional da Dança - 29 de abril, será celebrado com muita dança no Shopping Barra. Entre 5 e 10 de abril será realizada a Semana da Dança, com apresentações de vários estilos, como dança contemporânea, balé clássico, jazz, ginástica ritmica, Gyrokinesise (Inspirado no Yoga, na dança e no Tai Chi Chuan) e Pilates, entre outras modalidades.

A programação engloba aulas abertas, mostras didáticas e espetáculos. Entre os grupos de dança, se apresentarão o BBT Academy of Art, Etudes Escola de Ballet, Studio A, Ebateca, Cia on Broadway, Escola Contemporânea de Dança e Cia de Jazz Viviane Lopes. As apresentações acontecerão na Praça Central Euvaldo Luz e serão abertas ao público

Espaço Colabore

A pesquisadora e escritora baiana Leana Mattei lança nesta terça-feira (5), a partir das 15h, no Espaço Colabore, em Salvador, o livro “A estrada vai além do que se vê”. Na obra, a autora trata sobre os impactos sociais de obras de infraestrutura, como rodovias, propondo ferramentas de gestão social inéditas nesse âmbito.
Para abordar o tema, Leana entrevistou diversos atores, como lideranças comunitárias, profissionais, representantes de organizações diversas, entre outros. A partir de experiências reais, ela traz propostas de gerenciamento de impacto por fase do projeto, uma matriz inédita que visa contribuir com os profissionais que atuam no ramo.

Recôncavo Independente Debates

Entre esta terça-feira (5) e quinta-feira (7), o Instituto Popular do Recôncavo (IPR) coloca em pauta toda a história, cultura e tradição da região baiana. O evento Recôncavo Independente Debates reunirá especialistas, educadores, historiadores, professores, filósofos e profissionais de diferentes áreas e contará com debates e uma série de podcasts, com conteúdo transmitido na íntegra e ao vivo, às 19h, através do canal do IPR, no YouTube.

Entre os nomes confirmados na programação estão o engenheiro agrônomo Paulo Gabriel Nacif, os historiadores Uelton Freitas, Lina Brandão e Jacó Cachoeira, os professores Sérgio Guerra, Fátima Tavares e Francesca Bassi, o antropólogo Nicolau Pares, além de especialistas convidados. Na ocasião, eles falarão sobre história do Rio Paraguaçu, a importância histórica da economia do Recôncavo e a tradição cultural e festiva da região.

Já o podcast do projeto apresenta, ao longo de três episódios, algumas narrativas sobre a Independência do Brasil na Bahia e como o Recôncavo protagonizou grande parte das lutas históricas.

Combate à desinformação nas eleições

O Twitter vai aplicar regras adicionais para as eleições brasileiras marcadas para outubro. Entre as novidades anunciadas estão mecanismos para combater conteúdos que levam a população a não participar das eleições, além de uma etiqueta para indicar perfis de candidatos a deputado federal, senador, governador e presidente.

O anúncio ocorre meses após as maiores plataformas em operação no país firmarem parcerias com o TSE para o combate à desinformação nas eleições de outubro.

A rede social vai contar com uma “política de integridade cívica” para o pleito, uma medida temporária com o objetivo de prevenir seu uso na interferência das eleições. Segundo a plataforma, nem todas as informações falsas ou inverdades sobre política ou atos cívicos estão incluídas nessa política.

As regras adicionais vão combater especificamente conteúdos que enganam com o propósito de levar a população a não participar das eleições ou que prejudiquem a confiança no processo eleitoral, como alegar adulteração de votos e fraude nas urnas, ou incitar condutas ilegais para impedir a implementação dos resultados do pleito.

Esquenta Semana Fashion Revolution Salvador

A designer indígena, escritora e pesquisadora Dayana Molina, conduzirá a mesa "Moda e Ancestralidade" no evento "Esquenta Semana Fashion Revolution Salvador", que acontece nesta (5), às 14h, no Museu Eugênio Teixeira Leal (Pelourinho). A entrada é gratuita, de acordo com a disponibilidade do espaço.

Na mesma ocasião, a designer Luciana Galeão faz o lançamento da segunda fase da exposição "Detalhes do feito à mão". Neste trabalho, Luciana expõe parte de sua pesquisa de 20 anos com a utilização de resíduos na moda. 

O Esquenta Fashion Revolution Salvador é uma iniciativa do Comitê Racial Fashion Revolution, que ajuda o movimento a pautar as questões relacionadas à diversidade. 

Sites estrangeiros

Os brasileiros têm feito cada vez mais compras em sites estrangeiros de origem asiática, como Shopee, Shein e Aliexpress. Pesquisa da consultoria NielsenIQ|ebit, em parceria com a Bexs Pay, apontou que o faturamento dos sites cross-border (internacionais) disparou 60% no ano passado e atingiu R$ 36,2 bilhões. O montante representa cerca de 17% do comércio online no país, que faturou R$ 218,9 bilhões em 2021.

Considerando apenas as compras em sites que operam a partir do Brasil, o comércio eletrônico somou R$183,7 bilhões no ano passado.

O levantamento apontou que a Shopee é a mais popular entre os internautas brasileiros: 58% deles adquiriram alguma coisa no site da varejista em 2021, contra 8% no ano anterior. Outro salto foi a da Shein, especializada em moda, que foi de 0 a 21% dos consumidores online no ano passado.

Dos 87,7 milhões de compradores online no Brasil, 68% (mais de dois a cada três) adquiriram produtos importados em 2021, aponta a pesquisa da NielsenIQ|ebit. As categorias mais acessadas foram moda (38%), eletrônicos (36%) e casa e decoração (24%). Este ano, 71% pretendem continuar comprando, com destaque para eletrônicos (48%), moda e acessórios (45%) e informática (35%).

Enquanto Shopee e Shein cresceram, Aliexpress desacelerou no ano passado, embora sua parcela continue expressiva - de 52% para 44% dos internautas brasileiros compraram no site em 2021.