Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

16/05/2022 06h31

Foto: Divulgação

Mulher.com

No Brasil, a forte presença do público feminino no mercado empreendedor é indiscutível. Segundo dados do Sebrae, mais de 9 milhões de mulheres estão à frente de um negócio, mas apenas 34% desses negócios permanecem no mercado. Por isso, o Sebrae, por meio do Sebrae Delas e a Fecomércio-BA, através da Câmara Estadual da Mulher Empresária (Ceme), realizam o Mulher.com, com o intuito de gerar networking entre as empreendedoras baianas e ofertar conteúdo diverso para tornar seus negócios mais competitivos. O evento acontece nesta segunda (16) e terça-feira (17), no Centro de Convenções de Salvador. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link (Clique aqui).

As empreendedoras inscritas terão acesso a uma programação completa que dispõe de palestras, oficinas práticas, mentoria e cozinha show. Os espaços dedicados ao universo digital, à inovação e tecnologia ficarão por conta do Sebrae Lab, que oferecerá oficinas de conteúdo para o Instagram, Canva e vídeos para vendas, e também com a Hub Mulher, assinada pelo Inovacom – Centro de Inovação da Fecomércio-BA.

20ª Semana Nacional de Museus

Com o tema “O poder dos museus”, a 20ª Semana Nacional de Museus, promovido pela Caixa Cultural Salvador, vai movimentar a cena cultural entre esta segunda (16) e o próximo domingo (22), com 2,5 mil eventos promovidos por cerca de 900 entidades culturais do país.

Em sua 20ª edição, o evento irá refletir sobre o papel dos museus “na pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro”.

Para a ocasião, o Teatro Castro Alves preparou uma programação com campanha nas redes sociais, palestra, oficina, filmes, rodas de conversas e lives.

Durante os sete dias, a página de Instagram do TCA vai compartilhar memórias de pessoas que publicarem imagens e histórias relacionadas ao Complexo. A ideia é estimular que internautas se reconheçam parte desta trajetória, fazendo postagens com uso da hashtag #EuNoTCA.

Dispositivos Eletrônicos para Fumar

Com essências e sabores diversos e uma aparência que pode variar, o cigarro eletrônico tem virado moda, sobretudo, entre os mais jovens. No entanto, se engana quem acha que a novidade não oferece problemas. De acordo com médicos especialistas, o uso do produto pode provocar consequências tão nocivas quanto o tabagismo, incluindo doenças pulmonares e cardiovasculares e câncer.

Os chamados Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) passam agora por um processo de discussão e atualização de informações técnicas. Eles foram proibidos em 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Diante deste quadro, a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e diversas entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), se uniram em torno da proibição do comércio dos cigarros eletrônicos.

Para tanto, as entidades emitiram um alerta à Anvisa sobre os prejuízos causados pelo aparelho e têm realizado diversas campanhas apontando que o cigarro eletrônico também é cigarro, deixando de lado a imagem de que o objeto é uma alternativa mais saudável ao produto convencional.

Atualmente, a Anvisa está na fase da Tomada Pública de Subsídios, aberta a receber informações técnicas a respeito dos cigarros eletrônicos.

Aposentadoria de Milton Nascimento

O cantor Milton Nascimento declarou que irá se aposentar dos palcos ainda este ano. Segundo o artista, a sua turnê “Última Sessão de Música”, que passará por todo o Brasil até o fim de 2022, será seu último trabalho.

“Solto a voz na estrada desde os 13 anos. Minha música me levou aos quatro cantos do mundo em seis décadas. Me tornei cidadão do mundo sem deixar de ser brasileiro”, afirmou.

Milton também explicou que pretende continuar compondo e cantando, no entanto pretende parar com os shows: “Este ano completo 80 anos e essa turnê marcará minha despedida dos palcos. Da música jamais”. 

Tratamento gratuito para disfunções miccionais

Crianças e adolescentes, entre 06 e 17 anos de idade, que necessitem de diagnóstico, suporte ou tratamento gratuito para disfunções miccionais em Salvador, podem contar com o Centro de Distúrbios Miccionais na Infância (Cedimi), localizado no bairro de Brotas. A clínica, que atende através do Sistema Único de Saúde, o SUS, abriu 80 vagas para tratamento de enurese noturna e outros distúrbios relacionados à micção: xixi na cama, incontinência urinária etc. O atendimento pode ser agendado pelo telefone (71) 3276-8281 ou mediante comparecimento ao Centro nas quartas-feiras, a partir das 13h.

O centro de saúde conta com equipe multidisciplinar composta de urologista, fisioterapeuta, enfermeiras, nutricionista e psicóloga. Além do cuidado com as crianças, o Cedimi oferece atenção especial aos pais, orientando-os sobre como agir diante do problema do xixi na cama e de outros distúrbios miccionais.

Racismo, não!

Para 57% dos brasileiros, é melhor ser uma pessoa branca ao entrar em um restaurante. Somente 12% consideram que é melhor ser uma pessoa negra nessa situação. Os dados constam da primeira pesquisa do DataRaça, instituto lançado com o objetivo de aumentar a diversidade racial em empresas.

O levantamento ouviu mil brasileiros em todo o país, respeitando a proporção da população em cada região, sem distinção de cor.

A pesquisa também perguntou quem teria mais chance de obter promoção no emprego, no caso de disputa entre um branco e um negro. Para 71%, o branco. Apenas 3% responderam que o negro teria mais chances. Outros 26% não souberam responder.

O DataRaça foi fundado pelo jornalista Maurício Pestana e pelo publicitário André Torretta. A próxima pesquisa será divulgada em agosto.

Aplicativo Telegram

O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) exigiu ao Telegram um levantamento das medidas adotadas pela plataforma contra a desinformação. O aplicativo disse que vai colaborar no combate, após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar o bloqueio da plataforma no país.

No mês de março, o Telegram declarou que iria monitorar todas as postagens nos 100 canais brasileiros mais populares e disse ter implantado alternativas para marcar postagens que possam conter informações falsas. 

As ações foram tomadas após o ministro do STF, Alexandre de Moraes, prever um bloqueio do Telegram no Brasil. Entretanto, o aplicativo cumpriu as exigências impostas e a decisão foi revogada. 

O MPF cobrou quantos grupos, postagens e canais foram removidos ou suspensos, além de “quais violações de termos de uso ensejaram as medidas que, entre as acima citadas, tenham sido adotadas no contexto da anunciada moderação proativa da plataforma, especificando, de qualquer forma, se e quais medidas de moderação foram adotadas, pelo Telegram, com fundamento em sua política de enfrentamento à desinformação”.