Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

13/04/2020 05h32

Foto: Divulgação

Doador de Visão

O Instituto de Cegos da Bahia lançou o programa Doador de Visão para que interessados em ajudar a instituição façam doações mensais. O valor arrecado será usado na manutenção dos serviços de prevenção, diagnóstico, habilitação e reabilitação de crianças, adultos e idosos cegos ou com baixa visão.

Em nota, o instituto destaca que "mais do que nunca" está precisando da ajuda da comunidade, em meio à pandemia do coronavírus.

Para participar, é preciso se cadastrar no site do Instituto de Cegos. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo WhatsApp (71-98817-3193) ou e-mail ([email protected]).

É possível contribuir através de boleto bancário a ser enviado por e-mail ou pelos Correios ou fazer transferência bancaria/depósito em contas de 3 bancos diferentes.

Doa+Salvador

O portal Doa+Salvador, lançado pela Prefeitura em parceria com a startup baiana SolidarEasy, está recebendo doações de kits de emergência para diminuir os impactos causados pelo coronavírus. Para participar da campanha, basta acessar o link doamaissalvador.com.

A iniciativa, que é uma ação conjunta entre as secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), tem como objetivo arrecadar doações para a compra de kits emergenciais. O montante será destinado a organizações sociais de Salvador, como creches, abrigos e unidades de tratamento voltadas para o público idoso, pessoas com deficiência e famílias carentes.

Na plataforma, o doador escolhe uma das instituições e doa diretamente para a conta corporativa da organização de forma online, via cartão de crédito ou boleto. Os recursos arrecadados são destinados à compra de insumos essenciais, como gás de cozinha, medicamentos, produtos de limpeza de ambientes, itens de higiene pessoal e equipamentos de proteção individual, que compõem o kit emergencial.

Outra forma de participar é realizando doações corporativas, serviços de marketing e mídia ou empréstimo de equipamentos. Além disso, é possível ajudar compartilhando o material de divulgação da campanha nas redes sociais.

Até o momento, o sistema já conta com mais de 160 instituições cadastradas. Dentre as doações estão mil máscaras cirúrgicas pela empresa Ecoloy, que serão destinadas para abrigos de idosos.

Violência contra a mulher

Entre as consequências do isolamento social diante da pandemia do novo coronavírus, a violência contra a mulher é uma realidade velada que preocupa autoridades no Brasil e mundo. Já foi registrado o aumento de 9% no número de denúncias referentes à violência doméstica através do “Disque 180”.

No combate a esse problema social, a advogada criminalista Lorena Correia, lembra que o Disque 180 e 190 e as Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM) permanecem em funcionamento 24h para atendimento aos crimes de violência doméstica. 

Na capital baiana casos emergenciais de violência doméstica e sexual são atendidos na DEAM de Brotas e Periperi. Pedidos de medida protetiva formulados pela Autoridade Policial são encaminhados por e-mails específicos ao Tribunal de Justiça da Bahia, que seguem com a prestação de serviços via teletrabalho. A pessoa em situação de violência doméstica deve buscar apoio também com vizinhos, amigos, familiares e pessoas de confiança que possam ser acionadas quando necessário, sendo crucial o apoio para salvar uma vida.

"A Partida de Nossas Vidas"

A ONU (Organização das Nações Unidas) lançou uma campanha em vídeo contra o coronavírus com esportistas e ex-atletas de diversas modalidades e nacionalidades, como os jogadores brasileiros de futebol Neymar e Marta.
No vídeo intitulado "A Partida de Nossas Vidas", as personalidades do esporte exaltam os profissionais de saúde e pedem para que as pessoas respeitem as regras de isolamento dos governos locais.

Produção e doação de sabão líquido

Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, no sul do estado, estão produzindo e doando sabão líquido para hospitais da região e para o Corpo de Bombeiros. A inciativa dos alunos não começou agora. Desde o ano passado os alunos pensavam em fazer sabão, com a preocupação voltada para o descarte de óleo de cozinha de forma inadequada. O produto é desenvolvido a partir da doação do óleo pela comunidade.

Serviço de mensagens

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou na segunda-feira (6) a versão em português de um serviço de mensagens gratuito, desenvolvido em parceria com WhatsApp e Facebook, para manter as pessoas bem informadas sobre o novo coronavírus.

Basta enviar a palavra “oi”, no aplicativo Whatsapp, para o número +41 22 501 77 35 e iniciar a conversa. Será aberto um menu de opções para tirar dúvidas, checar os dados mais atualizados, descobrir o que é fato ou fake news (boato), quais as medidas mais importantes para proteger a si e a outras pessoas, além de outras informações sobre a doença causada pelo novo coronavírus: a Covid-19.

Esse serviço de mensagens é fácil de usar e tem potencial para atingir 2 bilhões de pessoas no mundo, de líderes governamentais a profissionais de saúde, familiares e amigos. Permite também levar informações, sempre baseadas na ciência, diretamente às mãos de quem precisa.

Esse alerta de saúde da OMS foi desenvolvido em colaboração com o Praekelt.Org, usando a tecnologia Turn machine learning. Foi lançado originalmente em inglês, em 20 de março de 2020. O escritório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da OMS no Brasil auxiliou na adaptação dos conteúdos para português.

Passeio online aos museus

Para conhecer o Museu da Memória Republicana, instalado no Convento das Mercês, não é necessário viajar ao Maranhão. Considerado um dos Sete Tesouros de São Luís, está com o prédio fechado por causa da pandemia do novo coronavírus, mas abriu uma janela. No computador ou no celular é possível fazer uma visita virtual pelo museu. O passeio está disponível no site eravirtual.org.

Um passeio também pode ser feito por quadros dos pintores brasileiros Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Cândido Portinari e de grandes nomes mundiais como Rafael, Mantegna, Botticceli, Monet, Picasso, Van Gogh. Eles estão expostos no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). 

O maior museu a céu aberto do mundo, o Inhotim, fica em Brumadinho, Minas Gerais. Suas instalações não foram atingidas pela lama da barragem do Córrego do Feijão. No tour virtual do Inhotim, é possível conhecer o Jardim Botânico e as várias obras de arte e esculturas expostas ao ar livre.

Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) tem em seu acervo online dezenas de museus localizados em todas as regiões brasileiras.

No site Metropolitan Museu de Arte de Nova York (MET) há diversos vídeos, textos e fotos das obras em exposição. Tem também um passeio de 360º pelo prédio.

A visita online ao Museu do Louvre, em Paris, possibilita ver em detalhes uma das obras mais famosas do mundo, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Quem fizer o tour virtual pode ver o quadro e se surpreender com o tamanho da obra.

Muitos outros museus podem ser vistos, como o Reina Sofia, em Madri, na Espanha, com o famoso Guernica, de Picasso, e várias obras do espanhol Salvador Dali.

Na Argentina, o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba) também tem visita virtual. É lá que está o Abapuru, da brasileira Tarsila do Amaral, além de obras de Cândido Portinari e do casal mexicano Frida Kahlo e Diego Rivera.