Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

14/04/2020 05h46

Foto: Divulgação

Lista Suja do Trabalho Escravo

A Lista Suja do Trabalho Escravo é composta por 13 empresas baianas, segundo dados da Secretaria de Inspeção do Trabalho, órgão do governo federal vinculado ao Ministério da Economia. Os empregadores da Bahia que estão na lista são na sua maioria fazendas de criação de boi e cultivo de milho, cacau ou café. Os empregadores que passaram a integrar a Lista Suja foram flagrados e tiveram o prazo legal para contestar os autos de infração lavrados depois dos flagrantes. 

As empresas estão localizadas em diversas regiões do estado, como nas cidades de Uruçuca, Cardeal da Silva, Vitória da Conquista, Serrinha, Una, Presidente Jânio Quadros, São José do Jacuípe, Camaçari, Riachão das Neves e Ilhéus. Todos os empregadores incluídos nesse cadastro estão impedidos de contratar financiamento em bancos estatais e de realizar vendas para a União, os estados e os municípios. 

São quatro elementos que podem definir escravidão contemporânea, de acordo com o artigo 149 do Código Penal: trabalho forçado (que envolve cerceamento da liberdade de se desligar do empregador), servidão por dívida (um cativeiro atrelado a dívidas, muitas vezes fraudulentas), condições degradantes (trabalho que nega a dignidade humana, colocando em risco a saúde, a segurança e a vida) ou jornada exaustiva (levar ao trabalhador ao completo esgotamento dado à intensidade da exploração, também colocando em risco sua saúde, segurança e vida). 

Vítimas fatais por Covid-19 no Brasil

Cerca de 25% das vítimas fatais por Covid-19 no Brasil estavam fora do grupo de risco da doença, ou seja, pessoas com mais de 60 anos e com comorbidades que agravam os sintomas.

O levantamento foi feito pelo jornal O Globo com base em dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Segundo a pesquisa, até o momento, 25% das mortes ocorrem entre pessoas com menos de 60 anos, e 26% dos óbitos foram em pacientes sem registro de doenças preexistentes.

O padrão de pacientes por Covid-19 no Brasil é diferente, por exemplo, de nações como a Espanha, em que somente 4,6% das vítimas fatais da doença têm menos de 60 anos de idade.

Atendimento de gestante

A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) pediu a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e à Secretaria Municipal de Saúde de Salvador informações sobre medidas que estão sendo adotadas pelos órgãos em relação ao atendimento de gestante e mães de recém-nascidos. O pedido considera o desafio de evitar transmissão do coronavírus neste período de pandemia.  

A Defensoria também busca saber o que vem sendo feito para preservar as parturientes e seus acompanhantes durante a permanência destes no momento do parto. Além disso, solicitou informações sobre o fluxo e se há alterações no calendário adotado para atendimento e realização dos procedimentos pré-natais e de consumação do parto. 

A Defensoria quer esclarecimentos quanto às orientações fixadas pelos órgãos, no contexto da pandemia, acerca da preservação da integridade física e psicológica das gestantes e mães de recém-nascidos e a fim de assegurar a humanização do pré-natal e dos nascimentos na rede pública de saúde. O ofício é assinado pelas coordenadoras da Especializada de Proteção ao Direitos Humanos e Itinerante, Eva Rodrigues e Lívia Almeida, além das defensoras Amabel Mesquita e Viviane Gomes. 

1.051 vistorias e 91 interdições

Em Salvador, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM-BA), realizou 1.051 vistorias e 91 interdições em estabelecimentos comerciais de Salvador no último fim de semana. Ao todo, cinco alvarás de funcionamento foram cassados. As ações ocorrem para fiscalizar o cumprimento das medidas estabelecidas pela Prefeitura para prevenção e controle do coronavírus.

A força-tarefa esteve em bairros como Castelo Branco, Dom Avelar, Águas Claras, Nordeste de Amaralina, Cajazeiras, Vale das Pedrinhas, Santa Cruz, Pituba, Barra, Alto das Pombas, São Caetano, IAPI, Fazenda Grande do Retiro, Liberdade, Pituaçu, Piatã, Itapuã, São Cristóvão, Jardim das Margaridas, Cabula, Periperi, Plataforma e vários outros.

Desde quando a fiscalização foi iniciada, em 18 de março, a Sedur já realizou 7.586 vistorias até ontem (12) com o apoio da GCM e da PM. Nesse período, 537 estabelecimentos comerciais foram interditados e 71 deles tiveram o alvará de funcionamento cassado. A gestão municipal dará continuidade às ações diárias de fiscalização com o objetivo de conter a proliferação do coronavírus na capital baiana

Camaçari – Testes rápidos da Covid-19

Após receber 1,2 mil testes rápidos da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari informa que a partir da quarta-feira (15) começará a realizar testes rápidos para detecção do novo coronavírus.

Nesse primeiro momento, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, os testes rápidos serão aplicados em profissionais de saúde e segurança pública sintomáticos, pessoas que apresentem sintomas e que residam com trabalhadores desses segmentos, além de pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Atendimentos (PAs) com sintomas agudos sugestivos da Covid-19.

Nesta primeira fase os testes rápidos serão aplicados nas Unidades de Saúde da família (USFs) do Ponto Certo e Fonte da Caixa, nas UPAs da Gleba A e de Arembepe, e nos PAs Dr. Artur Sampaio, em Vila de Abrantes, e de Monte Gordo.

Hidroxicloroquina e a azitromicina

O tratamento contra o novo coronavírus (Covid-19), com o uso da hidroxicloroquina e a azitromicina, não será problema para o governo da Bahia. Conforme disse o secretário de Saúde do Estado, Fabio Vilas Boas, o Estado tem um milhão de comprimidos da hidroxicloroquina e estoque suficiente da azitromicina para atender os pacientes da rede pública estadual, assim comprovado a eficácia.
Na Bahia, será disponibilizada para emprego no tratamento de pacientes que necessitarem de internação na rede hospitalar pública e privada em associação com outro medicamento, a azitromicina.

Massoterapeutas do Jardim de Alah

Os 27 massoterapeutas que trabalham na praia do Jardim de Alah, em Salvador, estão preocupados com a situação atual da categoria, que está impossibilitada de atuar por determinação da prefeitura, devido à pandemia do novo coronavírus. A presidente da associação dos massoterapeutas, Rosemeire dos Santos Conceição, disse esperar que a prefeitura inclua os profissionais no programa Salvador por Todos, que concede o auxílio de R$ 270 mensal, por três meses, aos trabalhadores informais.

Himalaia – norte da Índia

Os níveis de poluição na Índia caíram bastante, após a aplicação de medidas de bloqueio para impedir a propagação do coronavírus. Com a diminuição de veículos nas ruas e com a maioria das indústrias fechadas, os cenários do país estão mudando rapidamente e os ares estão cada vez mais puros.

Prova disso é que o Himalaia coberto de neve agora pode ser visto a mais de 200 quilômetros de distância em partes do norte da Índia.

Segundo o portal australiano News.com.au, muitos moradores do norte da Índia não viam o Himalaia há pelo menos 30 anos. No distrito de Japandhar, em Punjab, a mais alta cadeia montanhosa do mundo sequer era visível.

Após o acontecimento, moradores foram às mídias sociais dizendo que é a primeira vez que veem o Himalaia coberto de neve do Himalaia em mais de 30 anos.