Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

05/03/2020 05h24

Foto: Divulgação

Soprano Carla Cottini

No Dia Internacional das Mulheres, próximo domingo (8), a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) recebe a soprano Carla Cottini como solista convidada do primeiro concerto da Série Manuel Inácio da Costa da Temporada 2020.

O concerto, que tem regência de Carlos Prazeres, será realizado na Igreja de São Francisco (Largo Terreiro de Jesus, Pelourinho), às 19h, e traz um programa com trechos de grandes óperas dos seguintes compositores: W. A. Mozart (1756-1791), G. Puccini (1858-1924), C. W. Gluck (1714-1787), V. Bellini (1801-1835) e G. F. Händel (1685-1759). A entrada é gratuita e está sujeita a lotação do espaço.

A Osba, criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da Osba, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

Museu Nacional

O Museu Nacional estará parcialmente de portas abertas em 2022, quando se comemora o bicentenário da Independência. A estimativa é dos envolvidos no projeto de recuperação, que deu um passo importante com a assinatura do termo da estrutura de governança, incluindo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Fundação Vale e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Em solenidade realizada no Campus da Praia Vermelha da UFRJ, foi anunciado que já foram captados R$ 164 milhões, dos R$ 340 milhões necessários para as obras de reconstrução, depois da tragédia de setembro de 2018, quando um incêndio liquidou o acervo histórico e quase fez ruir as fachadas. A reabertura plena da instituição só deverá ocorrer em 2025.

TaxiGov

A Antt, a partir do dia 9 de março de 2020, vai aderir ao TaxiGov, serviço de transporte de servidores e colaboradores da Administração Pública Federal que precisam se deslocar em função de atividades de trabalho. O serviço foi implementado pelo Governo Federal em 2017 e já gerou economia de 65% dos gastos em transporte, gerando a redução de emissão de 1,6 mil toneladas de CO2. O objetivo é melhorar a oferta de serviços de transporte administrativo ao servidor, com economia, transparência de gastos públicos e eficiência. 

The Comedy House

No mês em que comemora seus 471 anos, Salvador ganhará de presente a abertura de um ambiente exclusivo voltado a apresentações humorísticas na capital baiana: The Comedy House, espaço instalado no bairro mais boêmio da cidade, o Rio Vermelho, com um misto de teatro e bar, idealizado especialmente para quem gosta de prestigiar espetáculos do gênero. Com previsão de estreia para a segunda quinzena de março, a casa terá capacidade para tornar divertida a noite de mais de 200 pessoas, em um salão sem colunas para proporcionar ampla visão do local e com mesas e cadeiras espaçadas, que facilitará a movimentação dos garçons.

The Comedy House terá a honra de receber, na primeira noite, a turma do Vatapá Comedy Club. O grupo baiano de stand up, como o nome já sugere, composto pelos já conhecidos Tiago Banha, Matheus Buente, Jordan Matheus e João Pimenta, além de nomes como, Juninho Brandão, Gabriel Caldas, Renata Barreto e Samuel Belmonte que também devem marcar presença. 

Arquitetada para atender um público de todas as idades, na The Comedy House, o cliente encontra bebidas variadas - cervejas e drinks - além de um típico e saboroso cardápio de boteco, assinado pelo Chef Silvio Pereira, que aposta em itens com nomes de comediantes nacionais e regionais.

CURIOSIDADE

Cabotagem

Cabotagem é o termo técnico para caracterizar a navegação costeira entre portos de um mesmo país. O nome deu-se em homenagem a um navegador veneziano do século XVI chamado Sebastião Caboto que explorou com suas embarcações por todo o trecho do Rio da Prata em busca das riquezas que poderiam existir na região.

Entre as muitas vantagens da cabotagem é a baixa emissão de poluentes e a ocorrência de acidentes. A redução de custos em relação ao transporte rodoviário pode chegar aos 15%, além disso, a navegação por cabotagem une rapidez e economia por meio de um planejamento de operações multimodais, quando se utiliza de dois ou mais modais.

O transporte por cabotagem chega a consumir oito vezes menos combustível para mover a mesma quantidade de carga que outros modais. Com cerca de oito mil quilômetros de costa e mais de 40 mil quilômetros de vias potencialmente navegáveis, o nosso país é muito favorecido para que a navegação por cabotagem evolua e se torne o principal modal de transporte nas próximas décadas.