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Entrevista

Veracel Celulose impulsiona economia de Eunápolis, na Bahia

O diretor da empresa Renato Gomes Carneiro Filho fala sobre os projetos da empresa para os próximos anos

06/04/2022 09h00

Foto: Divulgação

Em operação há mais três décadas, a Veracel Celulose  se consolidou nos últimos anos como um dos principais motores do desenvolvimento  econômico e social da Bahia, especialmente em  Eunápolis e em outros dez municípios em seu entorno. Para se ter uma ideia, somente com compras, mercadorias e contratações locais, a produtora de celulose movimenta, anualmente, mais de R$ 740 milhões. Além disso, são R$132 milhões recolhidos em tributos municipais, estaduais e federais. Mantém ainda 3.228 colaboradores próprios e de empresas parceiras.

Com fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia é responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano. Cem por cento da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e Cerflor.

“Trabalhamos para nos manter como uma indústria eficiente buscando ser referência no setor de celulose e pensamos todos os nossos processos focando em produtividade, na conservação ambiental e no desenvolvimento socioeconômico do território onde operamos”, diz Renato Gomes Carneiro Filho, diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Veracel Celulose. Nessa entrevista exclusiva ao BAdeValor, Renato fala sobre os projetos da empresa para os próximos anos, a preocupação com o  meio ambiente e a sustentabilidade e  sobre os desafios enfrentados pelo companhia durante a a pandemia.

Poderia fazer um balanço da atuação da Veracel em 2021 e falar um pouco da produção da empresa?

O balanço da empresa em 2021 foi positivo. Completamos 30 anos de operações e passamos pela pandemia apoiando nossa região e nossas pessoas em um período de muita incerteza para a maioria das empresas. Ano passado também foi um período de desenvolvimento e transformação para a Veracel. Nos tornamos ainda mais eficientes, fazendo da tecnologia uma importante aliada neste processo.

Em termos de produção, as entregas têm se mantido estáveis nos últimos anos e atendem às necessidades dos nossos acionistas. Ainda assim, ressaltamos que estamos em um momento de alta da demanda mundial por celulose e esse cenário fortalece nossos compromissos de atuar de forma cada vez mais sustentável, eficiente e rentável.

Quais são os investimentos previstos para este ano? Em quais setores?

Temos muitos projetos em andamento, mas um em particular vale destacar a construção da Rodovia BA-658, uma estrada estadual que está sendo construída pela Veracel em parceria com o Governo do Estado da Bahia. O investimento da empresa será de R$95 milhões e a previsão é que as obras sejam concluídas em dezembro deste ano, trazendo diversos benefícios para as comunidades da região Sul da Bahia, além do Estado como um todo. A rodovia irá contemplar a construção de uma nova ponte de 360 metros sobre o Rio Jequitinhonha, beneficiando diretamente os moradores dos municípios de Belmonte, Itapebi e demais municípios da região, tendo em vista que irá facilitar o acesso da população a serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social, entre outros. A estrada ainda deve favorecer o desenvolvimento da região, a logística de outros empreendimentos rurais e o fortalecimento do fluxo turístico local, com a redução da distância entre os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Canavieiras.

Para a Veracel, a BA-658 também significará ainda mais eficiência, tendo em vista que hoje a nova rodovia irá encurtar a distância entre a fábrica e nossa área de florestas plantadas e conseguiremos reduzir até 25 viagens de carretas de madeira por dia nas estradas da região. Uma redução de trajeto como esta não apenas aumenta a eficiência operacional da empresa, como também diminui o risco de acidentes nas estradas e as emissões de CO² na atmosfera, algo muito importante dentro do nosso propósito de sustentabilidade.

Além disso, estamos investindo em opções estratégicas que irão contribuir para proteger e alavancar nosso negócio em curto e médio prazos. É importante destacar ainda que a empresa realiza investimentos recorrentes em manutenção de estradas e na sustentação de nossa operação industrial, de forma a evitar qualquer obsolescência da fábrica.

Como a pandemia impactou os negócios da empresa? A guerra na Ucrânia teve algum impacto?

Os reflexos da pandemia da covid-19 tornam mais evidentes a importância do papel e sua matéria-prima, a celulose, no nosso dia a dia. Mesmo nos meses iniciais da pandemia, o setor seguiu atuando, abastecendo a sociedade com itens indispensáveis de proteção, desde EPIs até embalagens de delivery e de e-commerce. Este fato, mais do que nunca, mostrou as potencialidades do segmento de celulose e a importância de nos mantermos eficientes e competitivos, além de sustentáveis e socialmente responsáveis em todos os nossos processos.

Outro reflexo da pandemia foi a consolidação das mudanças no modelo de trabalho da Veracel, adotando o modelo híbrido entre trabalho remoto e presencial definitivamente para os colaboradores, dependendo de cada área de atuação.

Com relação à situação na Ucrânia, a Veracel ainda não registrou impactos. Estamos acompanhando o comportamento de preços de fertilizantes e, se necessário, adotaremos medidas já identificadas como estratégia de mitigação.

Como estão os preços da celulose? Houve algum reajuste?  

Na Veracel, nós fornecemos toda a nossa produção para nossos acionistas e não trabalhamos com esta variação. Contudo, fazendo uma análise geral de mercado, vemos que diversos fatores estão influenciando os preços da celulose no país e no mundo, o que fornece suporte para os produtores de celulose valorizarem suas produções.

Como a Veracel faz diferença no mercado?

Trabalhamos para nos manter como uma indústria eficiente buscando ser referência no setor de celulose e pensamos todos os nossos processos focando em produtividade, na conservação ambiental e no desenvolvimento socioeconômico do território onde operamos. Acreditamos que o sucesso de qualquer empresa só acontece se estiver acompanhado de transformações positivas no seu entorno.

Outro ponto que faz a diferença no sucesso da empresa é o cuidado com as nossas pessoas. Buscamos sempre manter um ambiente respeitoso, inclusivo, diverso e que promova a qualidade de vida. Essa cultura de diálogo e proximidade é reconhecida pelos colaboradores e faz diferença no engajamento e nos resultados. Um exemplo é termos avançado sete posições no ranking Great Place To Work (GPTW) Bahia de 2020 para 2021.

Além disso, outro grande diferencial da Veracel é a inovação. Apesar de já estarmos em um setor que trabalha com a tecnologia como uma importante aliada, o grande diferencial competitivo está nas empresas que apostam sempre em repensar seus processos de forma estratégica e buscam novas formas de capturar mais eficiência.

O que está por vir em inovação?

O processo de transformação digital da Veracel segue da floresta à indústria e queremos avançar ainda mais nesta frente. Hoje já temos diversas tecnologias que conectam as diferentes etapas das operações florestais, garantindo uma visão muito mais completa do negócio, a análise de dados mais ágil e precisa, fatores essenciais na tomada de decisão. Queremos seguir desenvolvendo e conectando as áreas cada vez mais. Além disso, estamos acompanhando outras novidades do mercado e avaliando como tais tecnologias poderão ser aproveitadas e aplicadas ao nosso negócio com segurança e eficiência.

Como a empresa lida com a questão do meio ambiente e a sustentabilidade?

A sustentabilidade destaca-se como um valor primordial da Veracel, sendo capaz de promover transformações importantes, além de manter e ampliar o potencial competitivo da empresa. Os temas vinculados à Sustentabilidade são tratados como parte da estratégia transversal e sistêmica da empresa e estamos avançando cada vez mais no entendimento e na estruturação de melhores práticas de Governança, Social e Ambiental. No ano passado, reforçamos internamente os nossos conceitos de Sustentabilidade na empresa com o objetivo de engajar todas as equipes na importante missão de incorporar os conceitos de ESG em nosso dia a dia, de forma que todos entendam o seu papel para a criação de uma empresa que se posiciona na construção de um mundo melhor, no presente e no futuro.

Ainda no cenário ambiental, somando as diversas ações de conservação lançamos, no ano passado, o Programa Amigos da Fauna. O programa traz ações educativas visando à proteção a animais silvestres no Sul da Bahia e ao combate à caça. Outro importante exemplo é o uso pioneiro de inteligência artificial para a proteção das baleias-jubarte na rota das barcaças marítimas que transportam a celulose da empresa. Apesar de a Veracel nunca ter registrado colisão de suas embarcações com essas gigantes do mar, a inovação é mais uma medida preventiva contra possíveis acidentes, uma vez que a espécie se concentra todos os anos nas águas quentes do Sul da Bahia no período reprodutivo da espécie.

Vale destacar também que toda nossa base florestal atende integralmente aos padrões normativos nacionais e internacionais, sendo 100% certificada, desde 2008, pelo FSC® e, desde 2005, pelo Cerflor, endossado pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC).

Em paralelo ao manejo florestal certificado, criamos e mantemos a RPPN Estação Veracel. A unidade de conservação está situada entre os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no Sul da Bahia, constituindo um ícone das iniciativas voltadas à conservação da biodiversidade. Também está entre as 20 áreas do mundo com maior número de indivíduos e com elevado número de espécies arbóreas, além de ter sido identificada como uma área-chave para a biodiversidade (Key Biodiversity Area – KBA) pelo seu importante papel na proteção de espécies de animais globalmente ameaçados de extinção. É também considerada uma área importante para a conservação de aves (Important Bird Area – IBA), pois abriga populações significativas de espécies de aves globalmente ameaçadas, algumas endêmicas, de acordo com a BirdLife International – organização ambiental com sede no Reino Unido.

Quais são os maiores desafios para o setor de papel e celulose neste momento?

O maior desafio é ampliar a produção de forma sustentável, em um momento de alta demanda, baseada em processos que já são altamente eficientes. Para isso, queremos ampliar nossa base florestal por meio de parcerias notadamente produtivas e rentáveis, algo que também contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região, por meio da diversificação de fontes de suprimento de madeira para a unidade industrial, sendo mais uma opção de negócio para os produtores do Sul da Bahia. Atualmente, desenvolvemos o Programa Aliança, iniciativa que tem como objetivo a parceria entre a Veracel e produtores rurais para o plantio de eucalipto em diversas modalidades, como arrendamento, fomento, compra de terra e compra futura da madeira.

Essa iniciativa visa a autossuficiência de madeira para produção de celulose da Veracel e é uma alternativa para a diversificação da renda e atividades rurais, além de gerar novos empregos e desenvolvimento para a região.

Qual o impacto da Veracel em Eunápolis e nos municípios próximos?

O impacto positivo da Veracel para o desenvolvimento do território é facilmente mensurável. As compras de serviços, mercadorias e contratações locais da empresa representaram mais de R$ 745 milhões para o estado da Bahia, além de R$ 132 milhões na apuração de tributos municipais, estaduais e federais da região, que abrange os 11 municípios onde a empresa tem operações.

A Veracel também mantém 3.228 colaboradores próprios e de empresas parceiras, se considerarmos que cada pessoa tem uma família de quatro pessoas, isso significa que a participamos da renda mensal de mais de 12 mil pessoas na região Sul da Bahia, um número bastante expressivo e que mostra a relevância da companhia no território.

E os projetos sociais? Quais são eles? E os investimentos? Quantas pessoas são impactadas?

Outro fator relevante da presença da Veracel no território é seu papel social em sua trajetória de 30 anos atuando na região Sul da Bahia. Durante todos estes anos, a empresa tem contribuído efetivamente para o desenvolvimento da região.

Criamos o Programa de Assentamentos Agroecológicos Sustentáveis que apoia hoje quase 1.300 famílias. Desde 2011, nossa participação vai além da concessão de posse da terra, apoiando o desenvolvimento rural das comunidades de forma sustentável. Oferecemos capacitações técnicas, recursos básicos e apoiamos a consolidação das fontes de renda dessas famílias. Entre os diversos projetos sociais, a empresa também oferece apoio a entidades locais voltadas à geração de renda, como o apoio a apicultores locais, com capacitações e apoios estruturais para a ampliação do negócio da comunidade.

Somente em 2021, foram investidos mais de R$ 11 milhões em projetos sociais que atendem mais de 16 mil pessoas. Nestas ações, foram contemplados coletivos rurais, comunidades de pesca e indígenas e diversas associações comunitárias. Esse valor inclui ainda projetos de agricultura familiar, iniciativas de geração de renda e de educação, além das ações da Veracel para apoiar a região Sul da Bahia após os impactos ocasionados pelas chuvas que atingiram a região em 2021.

Estes projetos direcionam nossas ações no cumprimento do nosso papel de sermos agentes de transformação do território e, por meio deles, queremos continuar contribuindo de forma efetiva para que cada vez mais a comunidade amplie seu desenvolvimento juntamente com a Veracel.

Como será a Veracel daqui a dez anos?

Vejo a Veracel daqui a 10 anos ainda mais forte, diversa e competitiva, ampliando ainda mais o que produz na Bahia para o mundo.

O setor de celulose destacou-se muito nos últimos anos e ressaltou as potencialidades do segmento e a importância de manter-se eficiente e competitivo, além de sustentável e socialmente responsável. É nesta vanguarda que a Veracel deseja se posicionar nos próximos anos, mantendo e ampliando a produtividade, ao mesmo tempo em que compartilha o valor gerado pelas suas atividades, consolidando-se como agente de transformação na região onde está inserida.

Publicado no BAdeValor