Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Viracopos encerrou agosto com grande fluxo de passageiros

Aeroporto recebeu 914,7 mil viajantes, embora participação dos voos internacionais seja de 2,13%

19/09/2021 09h50

Foto: Divulgação

O Aeroporto de Viracopos encerrou agosto com o maior fluxo de passageiros para este mês desde o início da gestão privada, em 2013, após somar 914,7 mil viajantes. O balanço da concessionária mostra que este resultado é o mais elevado desde janeiro e foi impulsionado pelas rotas domésticas, enquanto voos internacionais são 2,13%. Além disso, houve recorde no terminal de cargas.

De acordo com a Aeroportos Brasil Viracopos, 895,2 mil passageiros fizeram viagens nacionais (97,8%), enquanto 19,5 mil usaram a estrutura em Campinas (SP) para desembarque ou ida ao exterior (2,13%). A série histórica mostra que a representatividade dos voos internacionais no resultado de agosto é igual ao do mesmo mês de 2020, mas ainda segue distante do índice de 2019.

O saldo de agosto representa alta de 101,4% no comparativo com o mesmo período de 2020. Além disso, considerando-se o acumulado de passageiros em oito meses, a diferença entre 2021 e o ano anterior corresponde a 58,94% - o número de viajantes subiu de 3,89 milhões para 6,19 milhões.

Este levantamento mostra também alta de viajantes no comparativo com julho. A concessionária não revela se há número definido como expectativa até dezembro, mas espera ultrapassar o montante total de 2020, de 6,7 milhões, além de voltar a registrar crescimento gradativo na participação de voos internacionais.

Os resultados do mês são atribuídos pela concessionária ao avanço da vacinação contra a covid-19, e ela também destaca a imunização dos funcionários e ações preventivas.

O economista Roberto Brito de Carvalho avalia que há uma demanda reprimida para turismo de negócios, o que explica parte do resultado de voos domésticos.

"A retomada econômica está ocorrendo com o avanço da vacinação. O uso do aeroporto em agosto já sinaliza essa expectativa", explica ao destacar que viagens de lazer devem crescer nos próximos feriados.

Para ele, reflexos da pandemia ainda explicam o índice baixo de voos internacionais. "É preciso diminuir as restrições de voos para o Brasil ou aos brasileiros que estão buscando oportunidades internacionais. Ainda está difícil viajar para fora", destaca o professor da PUC-Campinas.

Recorde de cargas

O mês de agosto também representou o maior volume de cargas movimentadas por Viracopos desde início da concessão: 32.366 toneladas, o que representou acréscimo de 3,88% sobre as 31.155 toneladas de julho, recorde anterior registrado pela administradora do aeroporto.

No caso das importações, foram recebidas 13.184 toneladas de mercadorias, enquanto em julho o número foi de 12.640, um aumento percentual equivalente a 4,3%. Já nas exportações, o montante passou de 10.212 toneladas para 10.892 toneladas em um mês. O crescimento foi de 6,6%.

Parte do saldo está associado à pandemia, uma vez que o terminal tem sido usado na logística de produtos para enfrentamento à Covid-19, incluindo remessas de vacinas da Pfizer.

Além disso, a concessionária diz que o aeroporto tem registrado novos clientes, e o terminal tem sido alternativa logística ágil diante da dificuldade de empresas em contratar navios para transporte.