Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Aeroporto de Salvador, primeiro do país a implantar usina solar

Com investimento de cerca de R$ 16 milhões, instalação trará economia no consumo de energia elétrica

15/01/2020 06h09

Foto: Divulgação

O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, está instalando uma usina solar na cabeceira da pista do Aeroporto. A iniciativa é pioneira e o Salvador Bahia Airport se torna o primeiro do país a contar com uma usina solar abastecendo o Terminal.

Após entrar em pleno funcionamento, a usina solar vai suprir mais de 30% do consumo atual do terminal de passageiros – isso equivale ao necessário para abastecer 3.800 casas populares. A usina vai diminuir ainda em 30% a pegada de carbono do Aeroporto, o que equivale a 690 toneladas ao ano.

"Temos um sólido compromisso com o desenvolvimento sustentável, que orienta todas as nossas ações. Investir em novas tecnologias, aprimorar nossos processos e engajar nossos colaboradores em prol da sustentabilidade são pilares que fazem parte do compromisso da VINCI Airports", destaca o Gerente de Meio Ambiente do Salvador Bahia Airport, Rodrigo Tavares.

O coordenador de Instalações do Aeroporto, Frederico Mascarenhas, explica que os painéis solares instalados contam com uma tecnologia que reduz a reflexão, o que evita qualquer tipo de interferência com as aeronaves, e são capazes também de suportar fortes ventos. "As obras estão a todo vapor e a usina entrará em operação na segunda quinzena de fevereiro", afirma. 

A utilização de energia solar no Salvador Bahia Airport integra o seu compromisso com a sustentabilidade, alinhado à Air Pact, estratégia ambiental global da rede VINCI Airports, e representa uma oportunidade de economia no consumo de energia elétrica do terminal. Outros aeroportos do grupo como o Nuevo Pudahuel, em Santiago no Chile, já realizam a captação de energia solar e aplicam no dia a dia das suas operações.

A construção da usina solar atende ainda a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio, agenda global da Organização das Nações Unidas para um mundo melhor do ano de 2030. A meta se refere à ampliação do acesso a energias limpas e sustentáveis.

Aeroporto Verde

Os esforços em prol da sustentabilidade realizados pela VINCI Airports na capital da Bahia vêm ganhando destaque tanto no cenário nacional quanto internacional. Durante a última assembleia do Conselho Internacional de Aeroportos - América Latina e Caribe, o Salvador Bahia Airport foi reconhecido como um "aeroporto verde" pela instituição, além de receber o certificado de acreditação de carbono.

Em janeiro de 2019, o Salvador Bahia Airport foi o primeiro das regiões Norte/Nordeste e o segundo do Brasil a obter a certificação ACA (Airport Carbon Accreditation), concedida pela organização Airport Council International (ACI) em nível 1, que avalia e reconhece os esforços de redução de gases de efeito estufa gerados pelos aeroportos. Os próximos passos são: obter o nível 2 da certificação e reciclar 100% dos resíduos gerados.

Com o objetivo de neutralizar suas emissões de carbono e contribuir para a sustentabilidade do planeta, o Salvador Bahia Airport tem feito uma série de melhorias estruturais e tomado diversas medidas como: estabelecer uma política ambiental, adotar o conceito de Economia Circular, construir uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), uma Central de Resíduos e um sistema de reuso de água, implantar uma programa de gerenciamento de fauna e substituir equipamentos variados por outros mais modernos e mais eficientes.